ABERTURA DO II CONGRESSO DA CNIS

Palavras de Mário Dias

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral da CNIS, Mário Dias, fez as honras da casa na abertura do II Congresso Nacional da confederação referindo a importância crucial dos conceitos de solidariedade e coesão social.

“Mais pessoa, mais comunidade” é o lema do II Congresso da CNIS, um congresso que irá procurar analisar o modelo social europeu, as políticas sociais em Portugal e na União Europeia, segundo o presidente do congresso Mário Dias.

No discurso de abertura, Mário Dias sublinhou a os pontos essenciais de reflexão a abordar nestes dois dias de debate, nomeadamente as políticas de investimentos e o seu financiamento, o voluntariado social, o diálogo institucional, a pobreza e o desemprego, os idosos e a sua situação de dependência.

O presidente da mesa da Assembleia Geral da Confederação referiu o esforço da CNIS para fazer um levantamento das necessidades sociais pelas freguesias do país, mencionando que esse inventário pode servir de guião aos dirigentes governamentais para apresentação e estudo de respostas essenciais à resolução de inúmeros problemas sociais.

“A CNIS deve agir e responder de forma inovadora e concertada com os institutos do Estado e com as IPSS”, afirmou Mário Dias, referindo também a necessidade de “haver, obrigatoriamente, mudanças de atitudes dos dirigentes e das instituições, para que o esforço financeiro possa produzir cada vez mais e melhores respostas”.

O Presidente do Congresso terminou a intervenção apelando para que durante o congresso seja feita uma análise sobre a adequabilidade dos estatutos da CNIS à actual realidade social, reflectindo sobre os ajustamentos necessários a serem efectuados.


 

Data de introdução: 2006-02-12



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...