Mais 20 creches para o distrito de Coimbra

O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, anunciou a instalação de mais 20 creches no distrito de Coimbra a breve prazo. A nível nacional, já estão aprovados 15 mil novos lugares para crianças.

Pedro Marques reconhece o esforço do distrito de Coimbra no reforço de redes sociais, "uma aposta estratégica para o nosso país", sublinhando que "vão ao encontro das políticas do Governo para este sector". Para o Secretário de Estado, "é em investimentos como estes que o país se vai desenvolvendo, dando uma oportunidade melhor às crianças e aos pais, que assim juntam a hipótese de conjugar a vida familiar com a profissional".
O governante, que participava na cerimónia de inauguração das novas instalações da creche do Centro Social de Covões, no concelho de Cantanhede, revelou a sua satisfação "pela capacidade de empreender das instituições". Lembrando que duas das 20 creches a instalar brevemente no distrito são no concelho de Cantanhede, Pedro Marques elogiou a Prodeco, instituição que gere o espaço, pelo esforço desenvolvido ao criar a nova unidade.

O Centro Social de Covões está apetrechado, para além da creche ontem inaugurada, com jardim de infância, ATL, lar de idosos e centro de dia. Nas novas instalações, foi feito um investimento na ordem dos 90 mil euros, tendo sido comparticipado em cerca de 30 mil, 18 mil do FEDER e 12 mil do PIDDAC, de acordo com a presidente da Prodeco, Filomena Miraldo.

A responsável da instituição reconheceu o grande esforço financeiro para erguer a creche e levar a cabo outros investimentos, "como a remodelação da cozinha e o novo autocarro, que teve de ser mudado por imposição da lei em vigor". As novas medidas obrigaram a Prodeco "a contrair um empréstimo bancário, do qual ainda devemos 160 mil euros", lembra Filomena Miraldo.

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, sublinhou o investimento realizado na rede social no concelho, "uma forma de dar resposta ao aumento da procura de equipamento". O autarca não deixou de elogiar o secretário de Estado, Pedro Marques, "por não ser indiferente ao esforço dos que contribuem para o reforço da acção social", e a Prodeco, considerada "um bom exemplo no espírito de iniciativa da comunidade".

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2008-06-30



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.