BRUXELAS

Alunos portugueses vencem prémio europeu de cartazes

Um grupo de alunas portuguesas ganhou o primeiro prémio do Concurso Europeu de Cartazes do 20º. Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, que se realizou a 10 de Maio, em Bruxelas. O trabalho elaborado pela equipa formada por alunos da Escola Secundária do Forte da Casa foi escolhido entre os três melhores cartazes europeus do concurso «Desenha-me um Direito!» e a ordem final dos vencedores foi revelada a 10 de Maio, durante a cerimónia europeia de atribuição de prémios em Bruxelas.

O concurso, lançado em novembro de 2009 pela Direcção Geral de Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia, foi organizado em Portugal e decorreu ao mesmo tempo nos 27 países da União Europeia.
«O objectivo era que crianças e jovens aprendessem mais sobre os seus direitos e manifestassem a sua opinião sobre o assunto, elaborando um cartaz que ilustrasse um dos direitos da criança», refere a organização, em comunicado.

As equipas participantes tiveram de explicar no formulário de participação o motivo da escolha de um determinado direito para ilustração no cartaz e ainda qual a mensagem que queriam transmitir. O cartaz da equipa portuguesa chegou à fase final do concurso juntamente com os trabalhos elaborados por uma equipa da Alemanha e outra da Bélgica.

No total, a nível europeu, concorreram 11 334 cartazes.

Fonte: Lux

 

Data de introdução: 2010-05-17



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...