INVESTIGAÇÃO MÉDICA

Medicamento para combater a obesidade e tabagismo pode surgir em breve

Um medicamento de combate à obesidade que, simultaneamente, ajuda os fumadores a deixarem o vício está em fase final de investigação, após um estudo de dois anos que permitiu diminuir o risco cardiovascular do fármaco.

Os resultados do estudo em fase III (antes da comercialização do medicamento), que envolveu 3.040 doentes, foram apresentados durante as jornadas científicas da Associação Americana do Coração, que decorreram em Nova Orleães, Estados Unidos.

A investigação apurou que os doentes tratados com rimonabant (substância activa) durante dois anos apresentaram uma diminuição do peso corporal e do perímetro abdominal. Esta diminuição traduziu-se numa redução importante do tecido adiposo abdominal, o qual é um marcador chave das doenças cardiovasculares.

As pessoas tratadas com rimonabant durante esses dois anos apresentaram igualmente um aumento significativo do colesterol HDL (colesterol "bom") e uma diminuição dos triglicéridos (gordura no sangue). A substância activa está igualmente a ser avaliada para ajudar os fumadores a deixarem o vício. A aprovação do fármaco para a sua comercialição na Europa deverá ser requerida pelo laboratório em 2005 ou 2006.

 

Data de introdução: 2004-11-16



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...