INVESTIGAÇÃO MÉDICA

Medicamento para combater a obesidade e tabagismo pode surgir em breve

Um medicamento de combate à obesidade que, simultaneamente, ajuda os fumadores a deixarem o vício está em fase final de investigação, após um estudo de dois anos que permitiu diminuir o risco cardiovascular do fármaco.

Os resultados do estudo em fase III (antes da comercialização do medicamento), que envolveu 3.040 doentes, foram apresentados durante as jornadas científicas da Associação Americana do Coração, que decorreram em Nova Orleães, Estados Unidos.

A investigação apurou que os doentes tratados com rimonabant (substância activa) durante dois anos apresentaram uma diminuição do peso corporal e do perímetro abdominal. Esta diminuição traduziu-se numa redução importante do tecido adiposo abdominal, o qual é um marcador chave das doenças cardiovasculares.

As pessoas tratadas com rimonabant durante esses dois anos apresentaram igualmente um aumento significativo do colesterol HDL (colesterol "bom") e uma diminuição dos triglicéridos (gordura no sangue). A substância activa está igualmente a ser avaliada para ajudar os fumadores a deixarem o vício. A aprovação do fármaco para a sua comercialição na Europa deverá ser requerida pelo laboratório em 2005 ou 2006.

 

Data de introdução: 2004-11-16



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...