Os parceiros sociais europeus assinaram um acordo que pretende prevenir, eliminar ou reduzir os problemas de stress no trabalho, através da aplicação de medidas anti-stress nas empresas.
A notícia é avançada pela UGT à Lusa, que refere que o acordo foi assinado em Bruxelas, entre a Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) e as associações europeias de empregadores. Este acordo obriga os aderentes a aplicarem as medidas dentro de três anos.
Luís Lopes, da UGT, em declarações à Lusa, diz que a entrada em vigor dos acordos em Portugal dependerá de negociações bilaterais entre os sindicatos e os empregadores. O documento alerta para o elevado absentismo e rotação de pessoal, bem como para a frequência de conflitos nos locais de trabalho.
O acordo prevê que quando sejam detectados problemas indicadores de stress nos locais de trabalho estes sejam prevenidos de imediato, cabendo à entidade empregadora a tomada de medidas que considere apropriadas, mas com a colaboração dos trabalhadores.
A melhoria das condições e ambiente de trabalho, a formação dos gestores e dos trabalhadores para aumentar a sensibilidade e os conhecimentos destes sobre o stress, bem como as suas possíveis causas e a forma de o combater, são algumas das medidas propostas.
Data de introdução: 2004-11-22