COVID 19 - ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

Conheça as regras para a retoma das visitas aos idosos em lar

No próximo dia 18 de maio começam a ser retomadas as visitas nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), que deverão observar um conjunto de regras ditadas pela Direção-Geral da Saúde.
De acordo com a nota assinada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, "as visitas devem respeitar um número máximo por dia e por utente, sendo, numa primeira fase, de um visitante por utente, uma vez por semana (este limite pode ser ajustado mediante as condições da instituição e a situação epidemiológica local, em articulação com a autoridade de Saúde local e segundo a avaliação de risco)".
A DGS pretende que haja "agendamento prévio das visitas" e um registo com os nomes do visitante e idoso, contactos e hora do encontro, que não deve exceder os 90 minutos.
A instituição assegurará que a visita ocorra em "espaço próprio, amplo e com condições de arejamento (idealmente, espaço exterior)" e não "na sala de convívio dos utentes" ou quartos, exceto se o utente se encontrar "acamado".
Terão ainda de ser disponibilizados produtos para higienização das mãos, "os visitantes devem utilizar máscara, preferencialmente cirúrgica" e "não devem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos".
Recorde-se que as visitas aos lares de idosos foram suspensas a partir de 8 de março na região Norte. A proibição estendeu-se a todo o país no dia 16, no âmbito da pandemia de Covid-19.
Conheça o documento na íntegra AQUI.

 

Data de introdução: 2020-05-12



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.