Apresentação da Selecção Portuguesa de Futebol de Rua 07

No Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos, uma equipa mista de 8 jogadores vai representar Portugal no V Homeless World Cup (Mundial de Futebol dos Sem-Abrigo), que terá lugar em Copenhaga (Dinamarca), de 29 de Julho a 4 de Agosto. Os jogadores convocados serão recebidos para estágio no próximo dia 20 de Agosto às 16h em Lisboa.

A Selecção Portuguesa é constituída por 8 jogadores de todo o país, apurados durante Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que decorreu este ano e teve a sua final no passado mês de Junho na Lousã. Na sua terceira edição, o Campeonato Nacional de Futebol de Rua, superou mais uma vez todas as expectativas de adesão, contando com o envolvimento de 12 distritos e as regiões dos Açores e Madeira. Participaram 2000 pessoas, 130 equipas 110 instituições sociais e 60 Câmaras Municipais.

No dia 21 de Julho inicia-se o estágio de 7 dias no Luso, onde será montado no centro da Mealhada, junto à Câmara Municipal, o campo oficial de Futebol de Rua, com treinos diários abertos à população. A Selecção será acompanhada em termos desportivos pelo seleccionador nacional João Barnabé. 

O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, que tem como objectivo fazer do futebol um desporto inclusivo, através de uma estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão.

O Homeless World Cup é promovido pela Rede Internacional dos Jornais de Rua, da qual a Associação Cais é membro desde 1995. É da responsabilidade da Associação CAIS a organização do Campeonato Nacional de Futebol de Rua e a selecção da equipa que representa Portugal nas competições internacionais. Este campeonato, apoiado a nível internacional pela ONU , UEFA e NIKE, é um dos maiores eventos sociais do mundo e envolve, este ano, cerca de 500 jogadores de 48 países.


Selecção Nacional de Futebol de Rua 07

Adilson Morais
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Ana Ferreira
- Distrito de Aveiro
- Associação de Desenvolvimento Elo – Mealhada

Bruno Loureiro
- Distrito de Viana do Castelo
- Casa dos Rapazes – Viana

Diogo Ferreira
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Fernando Ramos
- Distrito de Faro
- Fundação Irene Rolo - Tavira

Mário Andrade
- Região Autónoma dos Açores
- CASA - Ribeira Grande

Ricardo Ferreira
- Distrito de Coimbra
- Obra do Frei Gil – Mira

Ricardo Barbosa
- Distrito do Porto
- Espaço Jovem Monte Crasto - Gondomar

 

Data de introdução: 2007-07-17



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...