ABRANTES

CRINABEL abre Festival de Teatro Especial

A CRINABEL Teatro abrirá este ano o cartaz do FNATES 2008, com a peça Seguindo em Frente, que subirá ao palco do Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, no dia 7 de Março, às 14 horas.
Seguindo em Frente é uma coreografia em jeito de homenagem ao Professor Carlos Martinez, que durante mais de quinze anos orientou um atelier coreográfico no Grupo Crinabel Teatro, levando o seu trabalho um pouco por todo o país e estrangeiro. Esta coreografia, pretende ser uma homenagem ao seu trabalho e à sua dedicação ao grupo. É também uma mensagem de esperança e persistência que são as grandes apostas do trabalho artístico desde grupo com provas dadas no panorama cultural do país.

Nesta mesma tarde, segue-se a peça Sonhos em Flash, pelo Grupo “O Imaginário” da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental) de Évora. Com esta peça vai entrar num mundo mágico, a partir deste momento só é permitido sonhar, sonhar e sonhar… “a fantasia reina, as formas flutuam e as cores estão em troca permanente. Não é mais tarde nem amanhã, nem noutro local ou tempo. É algures nas clareiras onde o sonhar de outro modo é obra do Imaginário”.

A noite será vivida intensamente com As histórias do Sr. Kauner, da autoria de Bertolt Brecht, com encenação de Pedro Saraiva e representado pelo Espaço T – Teatro a Metro, do Porto.
O senhor Kauner anda muito inquieto com a vida. As coisas estão a andar para trás. E ao questionar-se acerca da sua relação com a natureza, cai num estado doentio, numa espécie de febre.
O Festival Nacional de Teatro Especial (FNATES 2008) vai decorrer de 7 a 10 de Março, no Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes. Este evento, na sexta edição, conta com a organização do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes (CRIA) e integra as comemorações dos 31 anos da Instituição.
O preço do bilhete é de 1 euro (um euro) para o público em geral e os Grupos das Escolas e Instituições de Solidariedade Social terão entradas gratuitas.

Recorde-se que o teatro surge para estes actores, jovens e adultos com deficiência, como um meio de concretizar a inclusão pela arte e como forma de combater o preconceito social e a discriminação face à diferença.
Em 2007 o Centro de Recuperação Infantil de Abrantes foi distinguido com o Prémio “Igualdade na Diversidade”, no âmbito da Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, pela realização do Festival Nacional de Teatro Especial.

 

Data de introdução: 2008-02-16



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.