23 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO MAR

Portos portugueses oferecem baptismos de mar a crianças das IPSS

Esta quinta-feira, 23 de Setembro, em iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Mar, as administrações dos principais portos portugueses vão proporcionar baptismos de mar a várias centenas de crianças e jovens, muitos deles carenciados, residentes em Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Trata-se de iniciativa de âmbito nacional, envolvendo a quase totalidade dos portos portugueses, desencadeada pela Associação dos Portos de Portugal (APP), em estreita parceria com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.
Os portos portugueses dão assim, também, o seu contributo para as comemorações do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Para além das IPSS, há a registar o envolvimento de várias escolas do ensino básico e secundário. Alguns dos programas oferecem muito mais que baptismos de mar, havendo dois portos que promovem os passeios nos dias 24 e 25, sexta e sábado, portanto.

O Porto de Sines congregou, para quinta-feira, mais de uma centena de crianças.
São ao todo cento e dez, todas elas estudantes da Escola Secundária Poeta Alberto.
As crianças viajarão em seis embarcações, numa parceria com a Noquimar, Team Edgar Pesca Desportiva, NautiSines, Grupo Delfim, SeemarSines e J. Matias.
A PSA Sines, Reboport, Capitania do Porto de Sines e o Destacamento Territorial da GNR de Sines são outras das entidades que colaborarão com a APS.
Passeio pelo porto de serviços, abordagem de temáticas relacionadas com exercícios de segurança e operações de salvamento integram o programa deste dia, que contempla ainda os Baptismos de Mar, visita aos terminais (perspectiva mar-terra), e uma visita ao Terminal de Contentores feita em autocarro.
O início da jornada está previsto para as 09:30, terminando por volta das 13:00.

Foto da autoria de Paulo MagalhãesNo que reporta ao Porto de Aveiro, esta iniciativa solidária conta com a prestimosa colaboração da União Distrital das IPSS de Aveiro (UDIPSS AVEIRO) (http://www.udipss-aveiro.com/), da Câmara Municipal de Ílhavo (http://www.cm-ilhavo.pt) e da empresa Eco Ria, que disponibiliza, gratuitamente, uma embarcação para o efeito.
Participam 40 crianças dos Centros Sociais de Avelãs de Cima, Argoncilhe e Arrifana. Foram critérios desta escolha, Instituições Associadas na UDIPSS AVEIRO que, pela sua especificidade geográfica estão menos conciliadas com o mar e também a escolha de crianças que por razões várias não conhecem a Ria.
O passeio, a realizar dia 23, pela Ria de Aveiro, terá a duração aproximada de uma hora, com partida do Rossio, Aveiro (10:00), junto às instalações da Eco Ria e paragem intermédia no cais do Jardim Oudinot.
A escala servirá para uma aliciante visita ao Navio-Museu Santo André. O regresso far-se-á com destino ao local de partida, no Rossio.

Também a 23, a Administração do Porto de Leixões proporciona baptismos de mar a 15 jovens da Obra do Padre Grilo (Instituição Particular de Solidariedade Social de Matosinhos), que visitarão o Radar/VTS, seguindo-se almoço na cantina; às 14:30 proceder-se-á ao embarque para baptismo de mar num rebocador.

Ainda a 23, a APTG (Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A.) e a CPPV (Capitania do Porto da Praia da Vitória) oferecem um passeio marítimo aos alunos das IPSS da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e de Nossa Senhora do Livramento de Angra do Heroísmo.
Com partida do Porto da Praia da Vitória, a viagem será efectuada no Rebocador “O Bravo”. Finda a viagem servir-se-á um lanche aos petizes.

Por seu turno, a APSM (Administração dos Portos das Ilhas S. Miguel e Sta. Maria, S.A.), Portos dos Açores, S. A. e CZMA (Comando da Zona Marítima dos Açores), oferecem a alunos do ensino básico uma simulação de embarque, visita a corveta, rebocador, lancha de pilotos e um passeio marítimo.
A partida efectuar-se-á nas “Portas do Mar”, em Ponta Delgada.

Já quanto à APTO, a Administração dos Portos do Triângulo Ocidental, S.A. proporciona, esta quinta-feira, aos alunos do Centro de Actividades Ocupacionais da APADIF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial), um passeio no rebocador “Ilha de São Luís”. Esta actividade lúdico-educativa conta com a colaboração do Observatório do Mar dos Açores (OMA) (http://oma.pt/cms/) e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (http://www.dop.uac.pt/). O embarque realizar-se-á na doca da Horta.

O Porto da Figueira da Foz oferece, também na quinta-feira, baptismos de mar a seis dezenas de crianças e jovens, algumas delas residentes em IPSS do concelho.
Participam, nesta iniciativa, o Lar Costa Ramos (Santa Casa da Misericórdia da Figueira da Foz), o Agrupamento de Escolas do Paião (Ensino Básico), e a Formajuda - Escola de formação, (pertencente à Casa Nossa Senhora do Rosário).
Serão efectuadas três viagens, utilizando a embarcação marítimo-turística "Capitão Capela", da Consulfoz, empresa que se associa a esta iniciativa a título gratuito.
A Marina será o ponto de partida e de chegada das viagens programadas.

No Porto de Setúbal, os “Baptismos de Mar” serão efectuados dia 24, sexta-feira, na embarcação “Évora”. A partida está prevista para as nove da manhã, com os nomes das IPSS a serem indicados oportunamente.

Cabe ao Porto de Lisboa encerrar este programa. A 25 de Setembro, sábado, a APL oferece baptismos de mar a 25 crianças do ATL (IPSS) da Sociedade Promotora de Educação Popular sedeada em Alcântara.
O passeio vai decorrer no rio Tejo, a bordo da caravela Vera Cruz. Às crianças, do 2.º e 3.º anos do 1.º ciclo, serão apresentados, por um historiador, factos e vivências históricas da zona ribeirinha da cidade de Lisboa, do seu rio e do seu porto.

PROGRAMA COMPLETO DO DIA MUNDIAL DO MAR

 

Data de introdução: 2010-09-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...