23 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO MAR

Portos portugueses oferecem baptismos de mar a crianças das IPSS

Esta quinta-feira, 23 de Setembro, em iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Mar, as administrações dos principais portos portugueses vão proporcionar baptismos de mar a várias centenas de crianças e jovens, muitos deles carenciados, residentes em Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Trata-se de iniciativa de âmbito nacional, envolvendo a quase totalidade dos portos portugueses, desencadeada pela Associação dos Portos de Portugal (APP), em estreita parceria com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.
Os portos portugueses dão assim, também, o seu contributo para as comemorações do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Para além das IPSS, há a registar o envolvimento de várias escolas do ensino básico e secundário. Alguns dos programas oferecem muito mais que baptismos de mar, havendo dois portos que promovem os passeios nos dias 24 e 25, sexta e sábado, portanto.

O Porto de Sines congregou, para quinta-feira, mais de uma centena de crianças.
São ao todo cento e dez, todas elas estudantes da Escola Secundária Poeta Alberto.
As crianças viajarão em seis embarcações, numa parceria com a Noquimar, Team Edgar Pesca Desportiva, NautiSines, Grupo Delfim, SeemarSines e J. Matias.
A PSA Sines, Reboport, Capitania do Porto de Sines e o Destacamento Territorial da GNR de Sines são outras das entidades que colaborarão com a APS.
Passeio pelo porto de serviços, abordagem de temáticas relacionadas com exercícios de segurança e operações de salvamento integram o programa deste dia, que contempla ainda os Baptismos de Mar, visita aos terminais (perspectiva mar-terra), e uma visita ao Terminal de Contentores feita em autocarro.
O início da jornada está previsto para as 09:30, terminando por volta das 13:00.

Foto da autoria de Paulo MagalhãesNo que reporta ao Porto de Aveiro, esta iniciativa solidária conta com a prestimosa colaboração da União Distrital das IPSS de Aveiro (UDIPSS AVEIRO) (http://www.udipss-aveiro.com/), da Câmara Municipal de Ílhavo (http://www.cm-ilhavo.pt) e da empresa Eco Ria, que disponibiliza, gratuitamente, uma embarcação para o efeito.
Participam 40 crianças dos Centros Sociais de Avelãs de Cima, Argoncilhe e Arrifana. Foram critérios desta escolha, Instituições Associadas na UDIPSS AVEIRO que, pela sua especificidade geográfica estão menos conciliadas com o mar e também a escolha de crianças que por razões várias não conhecem a Ria.
O passeio, a realizar dia 23, pela Ria de Aveiro, terá a duração aproximada de uma hora, com partida do Rossio, Aveiro (10:00), junto às instalações da Eco Ria e paragem intermédia no cais do Jardim Oudinot.
A escala servirá para uma aliciante visita ao Navio-Museu Santo André. O regresso far-se-á com destino ao local de partida, no Rossio.

Também a 23, a Administração do Porto de Leixões proporciona baptismos de mar a 15 jovens da Obra do Padre Grilo (Instituição Particular de Solidariedade Social de Matosinhos), que visitarão o Radar/VTS, seguindo-se almoço na cantina; às 14:30 proceder-se-á ao embarque para baptismo de mar num rebocador.

Ainda a 23, a APTG (Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A.) e a CPPV (Capitania do Porto da Praia da Vitória) oferecem um passeio marítimo aos alunos das IPSS da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e de Nossa Senhora do Livramento de Angra do Heroísmo.
Com partida do Porto da Praia da Vitória, a viagem será efectuada no Rebocador “O Bravo”. Finda a viagem servir-se-á um lanche aos petizes.

Por seu turno, a APSM (Administração dos Portos das Ilhas S. Miguel e Sta. Maria, S.A.), Portos dos Açores, S. A. e CZMA (Comando da Zona Marítima dos Açores), oferecem a alunos do ensino básico uma simulação de embarque, visita a corveta, rebocador, lancha de pilotos e um passeio marítimo.
A partida efectuar-se-á nas “Portas do Mar”, em Ponta Delgada.

Já quanto à APTO, a Administração dos Portos do Triângulo Ocidental, S.A. proporciona, esta quinta-feira, aos alunos do Centro de Actividades Ocupacionais da APADIF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial), um passeio no rebocador “Ilha de São Luís”. Esta actividade lúdico-educativa conta com a colaboração do Observatório do Mar dos Açores (OMA) (http://oma.pt/cms/) e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (http://www.dop.uac.pt/). O embarque realizar-se-á na doca da Horta.

O Porto da Figueira da Foz oferece, também na quinta-feira, baptismos de mar a seis dezenas de crianças e jovens, algumas delas residentes em IPSS do concelho.
Participam, nesta iniciativa, o Lar Costa Ramos (Santa Casa da Misericórdia da Figueira da Foz), o Agrupamento de Escolas do Paião (Ensino Básico), e a Formajuda - Escola de formação, (pertencente à Casa Nossa Senhora do Rosário).
Serão efectuadas três viagens, utilizando a embarcação marítimo-turística "Capitão Capela", da Consulfoz, empresa que se associa a esta iniciativa a título gratuito.
A Marina será o ponto de partida e de chegada das viagens programadas.

No Porto de Setúbal, os “Baptismos de Mar” serão efectuados dia 24, sexta-feira, na embarcação “Évora”. A partida está prevista para as nove da manhã, com os nomes das IPSS a serem indicados oportunamente.

Cabe ao Porto de Lisboa encerrar este programa. A 25 de Setembro, sábado, a APL oferece baptismos de mar a 25 crianças do ATL (IPSS) da Sociedade Promotora de Educação Popular sedeada em Alcântara.
O passeio vai decorrer no rio Tejo, a bordo da caravela Vera Cruz. Às crianças, do 2.º e 3.º anos do 1.º ciclo, serão apresentados, por um historiador, factos e vivências históricas da zona ribeirinha da cidade de Lisboa, do seu rio e do seu porto.

PROGRAMA COMPLETO DO DIA MUNDIAL DO MAR

 

Data de introdução: 2010-09-22



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...