Os responsáveis pelo Santuário de Fátima esperam que Bento XVI visite o local em 2007, quando se comemoram 90 anos das aparições, se assinala o centenário do nascimento da Irmã Lúcia e é inaugurada a nova basílica.
Em conferência de imprensa, a poucas horas do início da Peregrinação Aniversária de Maio, o reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, disse que gostava que o novo Papa "viesse para canonizar a Jacinta e o Francisco e consagrar a nova basílica".
Apesar de mais de quatro meses de atraso nas obras relativamente ao previsto, a futura Igreja da Santíssima Trindade deverá ser inaugurada em 2007, embora o próprio reitor admita que o mês de Maio é "um desejo difícil de realizar".
O desejo da vinda "em breve" de Bento XVI a Fátima vai ser também expresso pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, no final das cerimónias da Peregrinação. D. Serafim anunciou que irá ler aos peregrinos "uma saudação ao Papa". "Lembro que aqui esteve em 1996 e que esperamos que regresse em breve", adiantou.
Data de introdução: 2005-05-18