FUNDO PARA A INOVAÇÃO SOCIAL

Lançamento da Linha de Financiamento FIS CRÉDITO

Decorreu no dia 20 de julho a Cerimónia de lançamento da Linha de Crédito do Fundo para a Inovação Social. Em parceria com a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, e disponibilizada aos balcões dos Bancos Protocolados, a Linha FIS Crédito tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento na modalidade de crédito bancário às Entidades da Economia Social e às Micro, Pequenas e Médias Empresas, que desenvolvam Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). Assim, e como passo prévio à solicitação do financiamento bancário, a entidade beneficiária desta linha deverá solicitar a qualificação IIES, a atribuir pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Com condições de financiamento mais adequadas à implementação das IIES, a Linha FIS Crédito, garantida e bonificada, prevê (i) a obtenção de uma garantia mútua de até 80% do valor do financiamento, (ii) a bonificação da taxa de juro contratada e (iii) a bonificação integral da comissão de garantia.
O Fundo para a Inovação Social (FIS), é um fundo de investimento público criado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social, com cofinanciamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu e com fundos nacionais.
Alicerçado numa estratégia de desenvolvimento de uma economia mais inclusiva e sustentável, o FIS atua em áreas como: promoção do emprego, formação e educação; inclusão social, financeira e digital; promoção do envelhecimento ativo; promoção da saúde e bem-estar; entre outras áreas com forte potencial de inovação na resposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se, dentro do âmbito das áreas de atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Gerido pela PME Investimentos – Sociedade de Investimento SA, o Fundo para a Inovação Social, quer através da Linha FIS Crédito quer através da Linha FIS Capital, acompanha as mais recentes dinâmicas e tendências de investimento de impacto e está fortemente empenhado em divulgar as vantagens e oportunidades que esta área tem atualmente no mundo, bem como em garantir que estas tendências são ajustadas às especificidades das entidades da economia social e dos projetos de empreendedorismo e inovação social em Portugal.

 

Mais informações: www.fis.gov.pt

Para solicitação da qualificação IIES preencher o formulário existente em
https://www.fis.gov.pt/qualificacao-iies-parecer/

 

Data de introdução: 2020-07-26



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...