DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE

Solidariedade é «pilar na luta pela erradicação da pobreza»

O presidente da República divulgou hoje uma mensagem sobre o Dia Internacional da Solidariedade Humana, afirmando que se trata de um “pilar na luta pela erradicação da pobreza”. “A proclamação do Dia Internacional da Solidariedade Humana, pelas Nações Unidas, promoveu o conceito de solidariedade enquanto pilar na luta pela erradicação da pobreza, o primeiro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda com a qual Portugal está comprometido”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa nota publicada na página da internet da Presidência da República, evoca-se a solidariedade enquanto “um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI”, sublinhando que, “no contexto da globalização e do desafio da crescente desigualdade, o reforço da solidariedade internacional é imperativo”.

A nota informativa indica que “o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apela a todos os concidadãos para que façam deste princípio da solidariedade um objetivo comum e bússola individual nas diferentes esferas das nossas vidas”.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado a 20 de dezembro, todos os anos, proclamado pelas Nações Unidas na Assembleia Geral de 22 de dezembro de 2005, através da resolução 60/209, considerando a solidariedade como “um dos valores fundamentais que deve guiar as relações no século XXI”.

 

Data de introdução: 2025-12-20



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...