VILA REAL

Sociedade de Informação i2010 na vertente da Inclusão Social

O Governo poderá vir a adoptar um plano nacional de gerontotecnologia no primeiro semestre de 2006 para fomentar a utilização da tecnologia junto da população idosa.

O ponto de partida para esse plano teve início num Workshop realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no final de Novembro com o objectivo de preparar um contributo nacional para a iniciativa europeia sobre Sociedade de Informação i2010 na vertente da Inclusão Social.

A organização deste evento foi incentivada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que deu também aval aos objectivos de um fórum recentemente criado na Internet para colaborar na definição e implementação de um plano nacional de gerontotecnologia.



O CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação da UTAD está a dinamizar o fórum de Gerontotecnologia em articulação com a unidade ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e pretende apresentar uma proposta com linhas orientadoras para um plano nacional no final do primeiro trimestre de 2006.



Algumas das áreas deste Plano poderão passar pela promoção da participação social através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação; o Design (GerontoDesign), usabilidade e acessibilidade de tecnologias e serviços; a criação de conteúdos e aplicações informáticas; o acesso à Internet e a tele-serviços; a atribuição de ajudas técnicas; a implementação do Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas; a melhoria da qualidade das respostas sociais do Estado e das Instituições de apoio a idosos; a formação em Tecnologias de Informação de idosos e dos prestadores de cuidados a esta população, bem como a monitorização e divulgação de boas práticas nacionais e internacionais.



As instituições e pessoas interessadas nesta iniciativa poderão associar-se ao fórum a partir da sítio Web www.acessibilidade.net .



##CONTACTOS

Francisco Godinho

Telem 93 835 00 82

Web: http://www.acessibilidade.net/contactos.php

 

Data de introdução: 2005-12-28



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...