INICIATIVA DA FUNDAÇÃO OBRA DO PADRE LUÍS

Escola de Pais - Uma experiência a repetir

Tendo consciência da necessidade de pais e filhos encontrarem uma relação equilibrada, que lhes proporcione o bem-estar e a harmonia fundamentais ao bom funcionamento familiar, a Fundação Padre Luís decidiu, em parceria com a FEDAPAGAIA (Federação das Associações de Pais do Concelho de Vila Nova de Gaia), promover uma ESCOLA DE PAIS nas suas instalações. 

Foram convidados a participar todos os encarregados de educação dos utentes da Fundação; a adesão foi significativa, tendo em conta tratar-se de uma experiência pioneira numa instituição privada. 

O Coordenador da ESCOLA DE PAIS, Jaime Oliveira, referiu, como dado novo e relevante, a participação de casais e, até mesmo, de um casal separado. 

A ESCOLA DE PAIS prolongou-se por cinco sessões. Constituiu-se como um espaço onde pais e educadores puderam partilhar medos, angústias, trocar ideias e saberes, encontrar apoio na resolução de problemas, ganhar autoconfiança e evoluir na árdua tarefa que é EDUCAR.
Ao longo de cinco semanas, com o apoio das Psicólogas Paula Monteiro e Sandra von Hafe, abordaram-se temas os mais diversos: Família e Educação: Auto-estima, Disciplina/Regras, Comunicação, Etapas de Desenvolvimento e Alterações de comportamento, tudo com o objectivo de ajudar os pais a enfrentar, com mais segurança, os diferentes problemas que diariamente se colocam aos filhos, para além de lhes proporcionar as melhores condições para fazerem deles JOVENS FELIZES! 

Do inquérito feito aos participantes ressalta a satisfação pela formação obtida, também uma palavra de incentivo para que a mesma se repita com um maior número de sessões, dada a pertinência das questões abordadas. 

Na última sessão, estiveram presentes, em representação da FEDAPAGAIA, Fernando Ferreira e Jaime Oliveira, que fizeram a entrega dos respectivos Certificados de Participação; Luís Rodrigues, em representação da Associação de Pais; António Santos e Ana Paula Cardoso (que acompanharam a Escola de Pais desde o início), representando a Fundação Padre Luís; Menezes Figueiredo e Luísa Preto, membros do Conselho de Administração, que procederam à distribuição de Certificados de Participação personalizados a todos os Pais intervenientes, como símbolo do esforço conjunto desenvolvido em prol do almejado êxito na empolgante, mas espinhosa missão de EDUCAR. 

Contactos:
Rua do Padre Luís, 139/141
Oliveira do Douro
4430-478 Vila Nova de Gaia
Tel: 22 782 0536
Fax: 22 782 7934
Telemóvel: 917 561 787 / 969 841 056
e-mail: fundopl@clix.pt

 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...