CRIA

Rendimento Social de Inserção - Técnicos visitam famílias

As visitas domiciliárias e o acompanhamento de proximidade são a grandes apostas da primeira fase de trabalho da equipa técnica do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes (CRIA), responsável por 60 processos no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI), no concelho de Abrantes. 

O trabalho de intervenção no terreno teve início em Dezembro e foram já efectuadas 32 visitas domiciliárias que permitem aos técnicos verificar as condições em que estas famílias vivem e, de algum modo, aferir a veracidade das declarações que fazem no primeiro contacto que é estabelecido sempre que solicitam o Rendimento Social de Inserção. Por outro lado, a educação social é outra das vertentes deste trabalho que leva os técnicos ao contacto directo com as famílias no seu local de habitação. 

Do trabalho desenvolvido nestes primeiros dois meses contam-se 27 acordos de inserção já elaborados e prontos para assinar entre as famílias abrangidas e as entidades oficiais envolvidas no processo. No total serão 40 pessoas que irão entrar em fase de inserção. A estratégia de inserção é feita de acordo com as necessidades específicas de cada família, nomeadamente ao nível do emprego, formação profissional e ensino recorrente. Ao nível da saúde verifica-se o acompanhamento psicológico de alguns casos. Em termos de acção social a maior aposta centra-se no acompanhamento na educação sócio-familiar, no âmbito da gestão doméstica. 

Recorde-se que o Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, em parceria com os serviços locais da Segurança Social, são as entidades responsáveis pelo desenvolvimento das acções de acompanhamento do Rendimento Social de Inserção para o concelho de Abrantes.
Para o efeito o CRIA estabeleceu um protocolo com os Centro Distrital de Segurança Social e conta com uma equipa multidisciplinar de técnicos, constituída por uma técnica de serviço social, educadora social, psicólogo clínico e assistente administrativa. A maioria dos casos que acompanha localizam-se na zona sul do concelho e são famílias com as mais diversas carências a nível económico, social e profissional. O objectivo desta equipa é promover a progressiva autonomia destas famílias. 

CONTACTOS
CRIA – Centro de Recuperação Infantil de Abrantes
Quinta das Pinheiras, Apartado 73, 2204-906 Alferrarede - Telef: 241 379 750/6 – Fax: 241 379 759

 

Data de introdução: 2006-02-24



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.