DEFICIÊNCIA

Projecto "Unidos pelo acesso" favorece a adesão dos deficientes às novas tecnologias

Promover o acesso e adaptação das pessoas com deficiência às novas tecnologias de informação através de formação específica são os objectivos do protocolo a celebrar entre a Fundação das Tecnologias de Informação e várias associações de pessoas com necessidades especiais.

O protocolo foi assinado entre a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e várias associações de pessoas com deficiência, entre as quais a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e a Associação Portuguesa de Deficientes.

O objectivo é desenvolver o projecto "Unidos pelo Acesso", que visa colocar as facilidades e potencialidades das tecnologias de informação e comunicação ao serviço das pessoas com necessidades especiais, para que "todos os cidadãos tenham igual acesso ás potencialidades que a sociedade de informação oferece".

Através do protocolo de cooperação, as entidades envolvidas pretendem eliminar os obstáculos que as pessoas com deficiência encontram na utilização das tecnologias e serviços, de forma a garantir-lhes uma participação plena no mercado de trabalho.


21.12.2006

 

Data de introdução: 2006-12-21



















editorial

Magnifica Humanitas

Na encíclica, Leão XIV dirige o olhar da Igreja para uma pergunta decisiva do nosso tempo: o que acontece com o homem quando a tecnologia passa a influenciar a própria compreensão da realidade, da verdade e da dignidade humana? 

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Da inserção à fiscalização dos pobres
O Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração legislativa que cria a Prestação Social Única, substituindo diversas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Para uma “Magnífica Humanidade”
Não vou abordar o conteúdo específico da Encíclica “Magnifica Humanitas”, do atual Papa, “sobre a salvaguarda da pessoa humana na Era da...