COMISSãO NACIONAL DE PROTECçãO DE CRIANçAS E JOVENS EM RISCO

Plataforma - Comunicado

Caros membro da Plataforma

Na última reunião da Plataforma realizada a 23 de Julho pf., foram tratados os seguintes assuntos:

A) TEDx - Apresentação deste evento pela responsável da sua organização em Lisboa, Dra. Cristina Marques da Silva, cujos contactos são:
Tm: 91 936 52 07
E-mail: cristinamsilva@eureekka.com


TED.com - será o site que poderá disponibilizar mais informação sobre este evento e onde constam algumas apresentações de outros eventos do género. A contribuição da Plataforma consiste, essencialmente, em indicar nomes de crianças/jovens/adultos que através da sua experiência de vida, de descobertas, empreendorismo possam contribuir para "melhorar o mundo".
As letras TED significam T= tecnologia; E=entretenimento; D= design


Este evento será constituído por três espaços de sessões, cada um destes espaços comportará um conjunto de palestras em que cada intervenção durará entre 13 a 18 minutos aproximadamente.
Entre as sessões existem longos intervalos dinamizados por eventos ou contactos com os apresentadores das palestras ou outras pessoas presentes.
A organização poderá pedir a cada entidade que faz parte da plataforma uma colaboração especifica, nomeadamente poderá pedir à Cruz Vermelha Portuguesa uma colaboração a nível do voluntariado pela experiência que esta organização tem neste domínio.


Um dos objectivos é que a assistência seja composta por 50% de crianças/jovens entre os 13 e os 18 anos.
Ficámos de enviar a lista com todos os membros que compõem a Plataforma e respectivos contactos, assim como sugestões de pessoas que poderiam apresentar palestras, não precisam de ser pessoas conhecidas porque um dos objectivos subjacentes será o de revelar pessoas desconhecidas e que desenvolvem trabalho na área da tecnologia, entretenimento e design, essencialmente.

B) Fundação Aragão Pinto - pediu para se divulgarem os documentos em anexo e solicitou que os membros da Plataforma se debruçassem sobre os mesmos e manifestassem o seu pensamento, outras questões deverão ser tratadas directamente com o Bruno Carvalho, cujo e-mail é: bruno.carvalho@fundacaoaragaopinto.com

C) Projecto Espaço a Brincar da CML - apresentou uma proposta de jogo de pista a ser trabalhada pelos elementos da Plataforma (Espaço a Brincar; IAC, CNPCJR, Fundação Aragão Pinto) que se disponibilizaram para construir o jogo, com base na CDC e sobre a forma de poder ser replicado pelas CPCJ, IAC, APAV, e demais entidades interessadas.
Na primeira reunião, realizada no dia 29 de Julho, às 9h30, nas instalações da CNPCJR, ficou decidido que o jogo seria construído com base nos artigos 12º, 13º, 14ª, 15º da CDC que dizem respeito ao Direito à Participação, tendo cada um dos elementos presentes ficado com um destes artigos tentando construir um conjunto de pistas a partir do mesmo.
Ficou agendada uma segunda reunião para o dia 8 de Setembro, às 9h30, nas instalações da CNPCJR.

D) Propostas de novos membros


D1) Membros que solicitaram a adesão
O IAC foi contactado por duas instituições que gostariam de fazer parte da Plataforma , OMEP - Organização Mundial de Educação Pré-Escolar e Associação de Jardins Escolas João de Deus.

A CNPCJR foi contactada pela APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil, e pelo PIEC - Programa para a Inclusão e Cidadania, os quais manifestaram, igualmente, o desejo de vir a integrar a Plataforma.

D2) Membros que se em reuniões anteriores tinha sido decidido convidar
Em reuniões de Dezembro e Janeiro tinha sido decidido pelas entidades presentes nessas reuniões convidarem-se as seguintes pessoas e entidades para integrarem a Plataforma:
Cristina Pontes, pelo trabalho realizado no âmbito das Crianças na Comunicação Social
Laura White, como representante da Redhe em Portugal (Educação não Formal)
Representantes das Associações Juvenis: CNS - Conselho Nacional da Juventude e FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis

Fundação Agha Kan
Representante dos Municípios
Representante das Misericórdias
Representante das Mutualidades
AMCV
CONFAP - Confederação das Associações de Pais
Federação Escutista de Portugal - FEP, engloba o CNE - Corpo Nacional de Escutas e a AEP - Associação dos Escoteiros de Portugal
Associação Guias de Portugal (???)
E) Balanço das acções em curso:
Envio dos logótipos em formato vectorial, só depois de termos recebido todos os logótipos é que poderemos enviá-los para a metacriações compor uma imagem com o logótipo da Plataforma e das diferentes entidades que a constituem.
Saketas de Açúcar da Delta - em desenvolvimento com saída prevista antes do mês de Novembro
Pacotes de leite com o logótipo e com uma mensagem ou proposta de jogo, etc
Pacotes de Cereais da Nestlé ou da Milupa
Iogurtes da Danone
MacDonalds - individual de papel que se põe por cima do tabuleiro
Proposta de realização do Parlamento dos Jovens (básico e/ou secundário) com base na CDC
Reprodução a nível concelhio do Evento do dia 20 de Novembro de 2009 na AR
" 5 para as 6", um programa da Antena 1, com a Jornalista Sónia
"Convidar um Direito para o Jantar" - Com Rita Bonifácio
Hino com convite ao João Gil ou outro que participou no evento do dia 20 de Novembro
A Ilha das Cores, falar com a Teresa Paixão sobre a inclusão dos Direitos neste programa
Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres - post-it colados com frases alusivas aos direitos expressos na CDC
Plano Nacional de Leitura
Kidzania
Concertos/feiras
Ciclo de Tertúlias/Cinemas/Conferências
Exposição de Cartazes da OIKOS

Desculpem se fui muito expositiva mas temos de fazer o ponto da situação actual da Plataforma, há muito para fazer e temos todos de nos envolver um pouco mais se não as actividades vão caindo lentamente sem nos apercebermos.

Por outro lado, há decisões a tomar em relação há entrada dos novos membros, outros foram entrando, como nos organizamos no futuro próximo?

Sei que estamos em férias, mas a Plataforma continua a precisar de ser "alimentada" e este tempo é bom para os que não estão de férias se irem organizando.

Aguardo os vossos pareceres/contributos.

Um abraço

Céu Costa

Maria do Céu Costa

Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco
www.cnpcjr.pt
Tel.: (+351) 211 115 270/277 ou 211 155 280 (directo)
Fax: (+351) 211 155 289
Rua Castilho, n.º 24 - 7º
1250-069 LISBOA
e-mail: ceu.r.costa@seg-social.pt

 

Data de introdução: 2010-08-03



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...