FÁTIMA

Santuário não será “templo inter-religioso"

O cardeal-patriarca de Lisboa rejeitou transformar o Santuário de Fátima num templo inter-religioso, reafirmando a pureza da mensagem de Nossa Senhora de Fátima, em directa obediência com a hierarquia católica. "Não há aqui, nem nunca haverá, “templos inter-religiosos ou inter-confessionais", disse D.José Policarpo em Fátima, reagindo às críticas feitas por sectores mais conservadores contra a abertura do Santuário ao diálogo com outras religiões.

Na eucaristia principal da Peregrinação Aniversária de Maio, D.José Policarpo considerou que existe uma "campanha internacional" que lança "a confusão sobre a pureza de intenções do que se passa no Santuário" de Fátima.

"A única resposta que lhe podemos dar é a autenticidade e a verdade sincera do que aqui fazemos, na obediência à Igreja e na fidelidade à mensagem de Nossa Senhora", garantiu o cardeal-patriarca de Lisboa, considerando, ao invés, que a "internacionalidade" de Fátima pode ser um instrumento dos católicos para expandir a sua fé.

Todo o trabalho pastoral do Santuário cumpre as indicações do Papa, "sejam elas de aprofundamento da autenticidade da vida cristã, de diálogo ecuménico ou inter-religioso ou de construção da harmonia e da paz", acolhendo "todos os que vêm com um coração recto, peregrinos da verdade e do amor".

O discurso foi pontuado em diversas ocasiões por aplausos dos peregrinos, que interromperam a homilia quando D.José Policarpo se referia de forma mais emotiva ao Santuário.

 

Data de introdução: 2005-05-18



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...