ECONOMIA SOCIAL

ES Jovem e Alive! patrocinam projectos inovadores

“Vem ver o que a Economia Social e a música, juntas, podem fazer por ti” é o lema da parceria entre a ES Jovem e o festival de música Optimus Alive!, que as duas entidades divulgaram no Grande Auditório do ISCTE, uma sessão moderada pela embaixadora do projeto, a atriz e jornalista Cláudia Semedo.
O ES Jovem é uma iniciativa da CASES destinada à dinamização e divulgação da Economia Social junto dos mais jovens e da comunidade em geral.
Na sessão foram anunciadas as Bolsas ES Jovem/Optimus Alive, que têm por objetivo apoiar três projetos inovadores e sustentáveis na área da Economia Social. Serão ao todo três prémios monetários no valor de 5.000 euros cada e podem candidatar-se todas as iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 anos e os 35 anos.
Estas bolsas vão contar com o acompanhamento técnico da CASES desde a fase de ideia até à sua implementação no terreno. O apoio prestado permitirá capacitar os jovens e garantir o sucesso dos projetos escolhidos.
Para a vice-presidente da CASES, Carla Pinto, o “ES JOVEM é um programa destinado aos jovens, como o próprio nome indica, e o Optimus Alive é uma marca forte, com reconhecimento e proximidade aos jovens. Por isso mesmo estavam reunidos os factores para que esta parceria pudesse acontecer e ser bem-sucedida, como esperamos”.
Já para Álvaro Covões, diretor-geral da produtora «Everything is New», “tendo Portugal uma taxa tão elevada de desemprego, sobretudo jovem, é dever de todas as empresas promover e ajudar na dinamização da Economia Social, pois este é um meio de criar emprego. É por isso também nossa responsabilidade apoiar e fazermos parte de projetos como o ES JOVEM”.
A sessão de apresentação reuniu o testemunho de vários agentes do sector, sensibilizando a audiência para a importância da Economia Social, salientando a capacidade de gerar emprego e de contribuir para a construção de uma sociedade plural mais participativa, democrática e solidária.
O período de candidaturas para as bolsas ES JOVEM/OPTIMUS ALIVE! decorrerá entre os dias 1 e 30 de Junho de 2014 e os projectos selecionados serão anunciados no festival que se realiza de 10 a 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.
O ES JOVEM estará presente no recinto do festival com um stand que prestará apoio técnico ao nível da capacitação dos seus promotores e tentará encontrar junto dos seus parceiros outros apoios.
As inscrições podem ser efectuadas no site oficial da CASES: www.cases.pt.

 

Data de introdução: 2014-05-22



















editorial

ANO 2023: DIFÍCIL E DECISIVO

É com muitas dúvidas e algumas certezas que se perspetiva o ano agora iniciado, que poderá ser tão difícil quanto decisivo. 

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Novo Ano, novos e exigentes desafios para as IPSS
Antes de mais quero desejar, para 2023, todo o bem aos atuais e aos próximos Órgãos Sociais da CNIS, assim como a todas e todos que compõem a rede das IPSS, em Portugal. Ao...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...