O Presidente da República condecora esta quarta-feira personalidades e instituições cujo trabalho "tem sido fundamental para a coesão social" no país, entre os quais o presidente da CNIS, padre Lino Maia.
Numa nota divulgada no site da Presidência da República é referido que na cerimónia, que assinala o Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações, será distinguido "um conjunto de personalidades e de instituições cujo trabalho em prol dos mais frágeis" da sociedade portuguesa "tem sido fundamental para a coesão social" de Portugal.
Assim, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito será distinguido o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, padre Lino Maia.
Como comendadores da Ordem do Mérito serão agraciados o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Alfredo Castanheira Pinto, o diretor do Refúgio Aboim Ascensão, Luís Villas-Boas, o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, António José Martins Lopes, e o vice -presidente da Associação António Bacelar Carrelhas, Manuel José Cardoso Matias.
Albino Martins e Cláudia Martins, que lideram o centro paroquial de Cachopo da serra algarvia, serão condecorados como Oficiais da Ordem do Mérito.
Com o título de membro honorário da Ordem do Mérito serão condecoradas seis instituições: Associação da Creche de Braga, Associação Popular de Apoio à Criança de Vila Franca de Xira, Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, Florinhas do Vouga, Lares da Boa Vontade e Obra Diocesana de Promoção Social.
Não há inqueritos válidos.