MADEIRA

Apoio de meio milhão de euros para 12 IPSS

O Conselho do Governo da Madeira decidiu atribuir um apoio de 507 mil euros a 12 instituições particulares de solidariedade social, no âmbito do programa de emergência alimentar, que presta assistência a 1.189 famílias na região autónoma.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais e porta-voz da reunião, Rubina Leal, realçou que o montante global aplicado este ano na ajuda alimentar já ultrapassa 1,5 milhões de euros, o que expressa a preocupação do executivo face aos "novos fenómenos de pobreza".

Mais de quatro mil pessoas beneficiam atualmente de apoio alimentar na Madeira, através do acesso a refeições gratuitas ou da comparticipação na aquisição de géneros alimentares com utilização de vales e cartões.

O executivo de Miguel Albuquerque decidiu, por outro lado, comparticipar com 105 mil euros diversas ações de promoção e animação turísticas relacionadas com a Festa do Vinho da Madeira, que decorre durante o mês de setembro. Para o efeito, vão ser assinados protocolos com oito entidades.

"O Governo aprovou também as condições que permitem ao Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira receber uvas de castas europeias que manifestamente não venham ser adquiridas pelo mercado para o ano de 2015", informou Rubina Leal, destacando ser necessário garantir o escoamento da produção por "razões sociais, económicas e de proteção dos rendimentos dos viticultores".

O preço a pagar aos agricultores para todas as uvas de castas europeias enquadráveis nesta decisão será definido de acordo com o preço médio pago pela indústria na presente campanha vitícola.

O executivo madeirense decidiu também executar expropriações amigáveis com 15 cidadãos no valor de 72 mil euros, relativas às obras de construção da 2.ª fase da Circular à Cidade do Funchal Cota 200 e ao alargamento de uma estrada na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz.

Na reunião, foi ainda aprovado o II Plano Contra a Violência Doméstica e, por outro lado, foi ratificada a revisão do Plano Diretor Municipal da Ribeira Brava, concelho da zona oeste da ilha.

O Conselho de Governo mostrou-se, por outro lado, satisfeito com a publicação em Diário da República da portaria que define os valores de atribuição do subsídio de mobilidade nas viagens aéreas entre o continente e a Região Autónoma da Madeira a partir de 01 de setembro, sendo de 86 euros para residentes e 65 para estudantes (ida e volta).

 

Data de introdução: 2015-08-28



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...