PADRE JOSÉ MAIA

Homens, sede Homens!

Foi exatamente nestes termos que o Papa Paulo VI se dirigiu aos peregrinos de Fátima, quando aí se deslocou em peregrinação em 1967!

E acrescentou: “sede bons e cordatos; abri-vos à consideração do bem total do mundo, sede magnânimos” !

Já nessa altura, a mensagem constituiu um enorme desafio aos HOMENS para valorizarem a HUMANIDADE, tantas eram já na altura as DESUMANIDADES praticadas!

Não sei porquê, mas ao eleger um tema para a crónica deste mês, logo me veio à mente esta mensagem de Paulo VI, talvez por estarmos todos em estado de choque pelas imensas desumanidades que estão a fazer desaguar em vários países europeus centenas de milhares de refugiados, nuns casos, e imigrantes, noutros, TODOS a pedir auxílio à Europa que, apesar de todas as crises, ainda é um oásis de paz!

Mais recentemente, mas com o mesmo tom de denúncia de Paulo VI, em Fátima, o Papa Francisco, em Lampedusa, apelou aos Governos das Nações, pedindo-lhes que não deixassem transformar o Mediterrâneo num cemitério!

Porém, a tragédia vai agora entrando pela Europa, através de vários países, tendo levado a chanceler Merkel a disponibilizar a Alemanha para, à sua conta, acolher 800 mil refugiados, ao mesmo tempo que outros Governantes começam agora (mais vale tarde que nunca!) a dar sinais de entreajuda internacional na resposta a esta CAUSA HUMANITÁRIA! É de justiça salientar também iniciativas de igual solidariedade que por cá se vão desenvolvendo, tanto a nível do Governo como de outras Entidades Públicas e Particulares, de Igrejas e também de gestos de pessoas singulares e famílias, que demonstram que a HUMANIDADE ainda não morreu e se vai traduzindo em gestos de SOLIDARIEDADE.

Porém, a foto da criança que apareceu morta num areal do mar Egeu constituirá para TODOS um crime sem perdão!

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2015-09-14



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...