MUNDIAL DOS SEM-ABRIGO

Uma mulher entre os oito convocados

O treinador da selecção portuguesa de futebol dos Sem Abrigo, João Barnabé, apresentou os oito atletas que vai levar ao III Mundial, a disputar de 19 a 24 de Julho em Edimburgo, entre os quais uma mulher. 

Os oito jogadores, com idades que vão dos 16 aos 43 anos, são provenientes das quatro equipas (concelhos de Amadora, Lisboa, Mafra e Sintra) que disputaram o Campeonato Nacional de Futebol de Rua, uma prova organizada pela CAIS a 5 de Junho. 

Entre os seleccionados, a novidade é a presença de uma mulher, Sara Coelho, de 25 anos.
"Sinto-me lisonjeada por poder representar a minha pátria e o meu país e todos as mulheres que durante muitos anos quiseram jogar futebol e não puderam", afirmou a lateral esquerdo da selecção portuguesa. 

Da equipa da Amadora foram seleccionados Ricardo Andrade, de 16 anos, Nuno Carlota, de 17, Luís Patrício e João Semedo, ambos de 20 anos.
De Lisboa foi convocado Mário Baptista, de 32 anos, e de Mafra vem o jogador mais velho da selecção portuguesa, Edgar Martins, de 43 anos. João Reis, de 41 anos, e Sara, provenientes de Projectos de Intervenção de Instituições Sociais daqueles quatro concelhos, fecham o lote de convocados. 

"Estes jogadores são tão importantes como os jogadores da selecção ’A’. O futebol é um meio que nos pode levar a resolver muitos problemas", salientou João Barnabé, responsável pela convocatória em parceria com a equipa técnica e social da CAIS. 

O Mundial dos Sem Abrigo é um dos maiores eventos sociais do Mundo e tem como principal objectivo alertar para a problemática da exclusão social.
"O Governo associou-se financeiramente a esta iniciativa porque entendemos que a sua dimensão é muito mais global do que a simples presença no Mundial. Mais importante é todo o trabalho e dinâmica que foi desenvolvido em alguns concelhos da área metropolitana de Lisboa", justificou o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques. 

O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, marcou presença na cerimónia e entregou as camisolas aos jogadores, desejando "boa sorte" e lazer, "porque o futebol também é lazer". "Nós estaremos sempre com vocês. Da mesma forma que vocês torceram por nós durante o Europeu, nós agora também vamos estar a torcer por vocês", afirmou. 

O projecto do Mundial dos Sem-Abrigo tem o apoio da Presidência da República, do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, Câmara Municipal de Lisboa, Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Lisboa, Benfica, Sporting, Belenenses, Palme Viagens, entre outros.
O Campeonato Mundial, que regista este ano a terceira edição, é organizado pela INSP (Rede Internacional de Jornais de Rua) e apoiado pelo Comissário para o Desporto da Nações Unidas e pelo Fundo de Solidariedade da UEFA. 

Os jogos do Campeonato Mundial de Futebol dos Sem-Abrigo disputam-se com apenas quatro jogadores por equipa (um guarda-redes), num espaço de 18 metros de comprimento, por 12 de largura.
As partidas têm a duração de 14 minutos, divididas em dois períodos de sete.
Na edição de 2004 em Gotemburgo, a selecção portuguesa, na primeira e única participação até ao momento, qualificou-se em 18º lugar, numa competição ganha pela Itália.

 

Data de introdução: 2005-06-23



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...