CONGRESSO HOMINIS 2016

Cediara representa Portugal em Cuba

A CEDIARA – Associação Centro de Dia de Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-a-Velha, vai representar Portugal no prestigiado Congresso Hominis 2016, um dos mais importantes eventos internacionais na área da Psicologia, que se realiza em Maio deste ano, em Havana, de 9 a 16 de maio. O convite feito pela Sociedad Cubana de Psicologia surge no âmbito do projeto «Idade XXL», premiado no Prémio AGIR da REN, que promove o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade.

O projeto «Idade XXL», que será apresentado no Congresso Hominis 2016, é um projeto piloto com excelentes resultados na promoção da intergeracionalidade e inclusão social, permitindo uma partilha enriquecedora entre as várias gerações, e uma mudança de mentalidades sobre o papel dos idosos na comunidade.

O projeto baseia-se em três eixos – «Gerações com Vida», «Concretização de Sonhos» e «Senhores Sabedoria» – e prevê a parceria entre vários estabelecimentos de ensino, instituições de apoio à terceira idade, estabelecimentos prisionais e outras entidades de caráter comunitário e social.

Das várias ações que compõem o projeto, destacam-se a troca de correspondência entre idosos e crianças, aulas de cidadania e história lecionada pelos idosos nas escolas e estabelecimentos prisionais, intervenções comunitárias através do grupo de cantares e grupo de teatro e atividades de animação a utentes dependentes e/ou em situação de isolamento.

O objetivo desta iniciativa é o de promover o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade, valorizando o conhecimento e sabedoria dos idosos, dando continuidade ao seu processo de formação e aprendizagem, permitindo que possam continuar a definir projetos de vida. Constitui uma resposta eficaz aos desafios do envelhecimento ativo, envolvendo as várias gerações, permitindo um crescimento, suporte e admiração mútua, favorecendo uma sociedade equilibrada.

Para Susana Henriques, diretora-técnica da IPSS de Ribeira de Fráguas, este convite “é a confirmação de todo um trabalho válido desenvolvido pela Cediara na promoção do envelhecimento ativo e um incentivo à disseminação destas boas práticas, dignificando o idoso e contribuindo para um envelhecimento com qualidade”.

 

Data de introdução: 2016-04-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O governo português não gasta o suficiente com saúde
No primeiro fim-de-semana de agosto várias urgências de obstetrícia e também urgências pediátricas estiveram encerradas. Algo que continua a ser notícia, mas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A autonomia das IPSS é a cura da Cooperação
Tenho de o escrever. E tratando-se de coisa jurídica, escrevo-o como quem, durante longos anos, tem sido promotor social em variados setores, menos na deficiência. É um certificado...