ALBERGARIA-A-VELHA

Festa do Carnaval Mundial juntou mais de 300 idosos

Ser, brincar ou jogar ao Carnaval, tal como muitas outras coisas na vida não escolhe idade, nem tão pouco género. Isso mesmo foi evidente na festa organizada pela Cediara - Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-a-Velha, que reuniu mais de 300 seniores, oriundos de 13 IPSS de vários distritos de Portugal.
Aliando divertimento à pedagogia, a Festa do Carnaval Mundial serviu para os participantes darem uma volta ao mundo numa tarde e sem terem que sair das instalações do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela. Além da estimulação cognitiva, motora e social, os participantes desfrutaram de momentos de grande animação, interação e criatividade, pois para além da apresentação foi necessário muito trabalho de todos para elaborar a(s) fantasia(s).
O desafio feito pela Cediara às restantes instituições foi o de escolherem um país e representá-lo através de uma coreografia de dança alusiva ao mesmo.
Os técnicos e utentes das 13 instituições mostraram grande criatividade e boa forma nas respetivas coreografias, representando os vários países escolhidos dentre os cinco continentes, permitindo, assim, que todos os presentes dessem uma volta ao mundo em uma tarde.
A festa foi ainda animada musicalmente pelo grupo «Os Madrigais», da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e teve a inesperada visita do mais mediático político do momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou de helicóptero e discursou à entusiasmada plateia.

Sílvia Gomes (fotos)

 

Data de introdução: 2017-02-24



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE

As questões da sexualidade e das relações de intimidade das pessoas mais velhas nas instituições são complexas, multidimensionais e apresentam desafios para os utentes, para as instituições, para os trabalhadores e para as...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Orçamento Geral do Estado – Alguns pressupostos morais
Na agenda política do nosso país, nas últimas semanas, para além dos problemas com acesso a cuidados urgentes de saúde, muito se tem falado da elaboração do...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O estatuto de cuidador informal necessita de ser revisto
Os cuidadores informais com estatuto reconhecido eram menos de 15 000 em julho, segundo os dados do Instituto de Segurança Social[1]. Destes, 61% eram considerados cuidadores principais e apenas 58%...