Ser, brincar ou jogar ao Carnaval, tal como muitas outras coisas na vida não escolhe idade, nem tão pouco género. Isso mesmo foi evidente na festa organizada pela Cediara - Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-a-Velha, que reuniu mais de 300 seniores, oriundos de 13 IPSS de vários distritos de Portugal.
Aliando divertimento à pedagogia, a Festa do Carnaval Mundial serviu para os participantes darem uma volta ao mundo numa tarde e sem terem que sair das instalações do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela. Além da estimulação cognitiva, motora e social, os participantes desfrutaram de momentos de grande animação, interação e criatividade, pois para além da apresentação foi necessário muito trabalho de todos para elaborar a(s) fantasia(s).
O desafio feito pela Cediara às restantes instituições foi o de escolherem um país e representá-lo através de uma coreografia de dança alusiva ao mesmo.
Os técnicos e utentes das 13 instituições mostraram grande criatividade e boa forma nas respetivas coreografias, representando os vários países escolhidos dentre os cinco continentes, permitindo, assim, que todos os presentes dessem uma volta ao mundo em uma tarde.
A festa foi ainda animada musicalmente pelo grupo «Os Madrigais», da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e teve a inesperada visita do mais mediático político do momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou de helicóptero e discursou à entusiasmada plateia.
Sílvia Gomes (fotos)
Não há inqueritos válidos.