ÉVORA

Idosos com cartão social

Mais de mil idosos do concelho de Évora já beneficiam de um cartão social instituído pelo município há ano e meio, que proporciona descontos nas despesas de saúde e no consumo de água, anunciou a autarquia.
O cartão social do munícipe idoso de Évora abrange pensionistas com rendimento per capita inferior ao salário mínimo nacional, cerca de 365 euros.
De acordo com o município, já foram deferidos 1.130 processos de pedido de cartão, desde que foi instituído há cerca de um ano e meio.
As freguesias da Senhora da Saúde, Malagueira e S. Sebastião da Giesteira são as que apresentam o maior número de utentes dos cartões sociais.
O cartão oferece, entre as outras regalias, 50 por cento de desconto nas despesas de saúde e no valor do consumo de água.
Os portadores do cartão beneficiam também de ajuda na realização de obras nas habitações, assim como descontos no pagamento de taxas e tarifas municipais.
A região do Alentejo apresenta a maior mancha de população envelhecida do país e a autarquia de Évora considera que o número crescente de cidadãos idosos e reformados é um "factor demográfico e social que a todos deve preocupar", embora desconheça o universo dos pensionistas que o cartão poderá abranger.

 

Data de introdução: 2005-08-10



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...