FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA

«Diferença» é o novo canal digital que quer esbater diferenças

A Fundação AFID Diferença, em parceria com a empresa PAHD, lançou um canal de comunicação digital, denominado «Diferença». Este é um veículo digital criado com o intuito de promover e divulgar as atividades da instituição da Amadora através de conteúdos audiovisuais, tendo por lema “dar voz à responsabilidade social”.
Para além da divulgação das atividades da AFID, serão também divulgadas atividades dos parceiros da instituição em diversos concelhos, nas áreas económicas, culturais, desportivas e sociais, bem como a divulgação e acompanhamento de diversas atividades que se realizam no concelho e suas freguesias.
Por outro lado, a Fundação AFID Diferença vai acolher nos próximos meses uma série de cursos de capacitação, com o objetivo de capacitar quadros médios e superiores na gestão de Organizações Não Governamentais (ONG).
A iniciativa é da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID), que conta com a parceria do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e da própria Fundação AFID Diferença.
Sob o lema «Inclusão + Diagnosticar, Intervir e Estimular», este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de vários cursos de formação, abertos a todas as pessoas que possam ter interesse pelas áreas abordadas. A capacitação e partilha de novas técnicas e experiências serão os pilares deste projeto para a criação de intervenções de excelência.
Depois dos primeiros dois cursos, intitulados «Capacitar para o Diagnóstico e Intervenção para Evolução da Aprendizagem para públicos com Necessidades Educativas Especiais» e «Qualidade de Vida – Modelo de Schalock e Verdugo», as sessões formativas prosseguirão até dezembro.
Para o mês de outubro a agenda já tem temas escolhidos, faltando apenas definir algumas datas.
Assim, nos dias 18 e 19, das 9h30 às 17h30, no auditório Drª. Maria Lutegarda, na Fundação AFID Diferença, o curso versará a «Inclusão de Pessoas com Deficiência nas Organizações».
Ainda sem dias definidos, mas com a duração de 35 horas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, haverá a segunda edição do curso «A Centralidade da Pessoa na Intervenção Social». Na mesma circunstância, mas com a duração de apenas 14 horas, novamente no auditório Drª Maria Lutegarda, na Fundação AFID Diferença, é tempo para abordar o «Empowerment das Pessoas com Deficiência».
Inscrições e mais informações sobre o restante calendário dos cursos pode ser realizado no site da Fundação AFID Diferença (www.afid.pt).

 

Data de introdução: 2018-10-02



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...