Os homens morrem ao domingo

Os jovens do sexo masculino morrem ao domingo. Um estudo desenvolvido pelo Observatório Nacional de Saúde (Onsa) do Instituto Ricardo Jorge chegou a resultados classificados como "surpreendentes". Os homens entre os 15 e os 24 anos morrem de sete em sete dias, ao domingo. Ao contrário, a mortalidade feminina não apresenta qualquer tipo de periodicidade, noticia o DN. 

Não é apenas semanal a sazonalidade da morte no masculino. É também semestral e anual. Os homens perecem mortalmente sobretudo nos meses de Junho, Julho e Agosto. Em Agosto de 1999 morreram mais de 100 jovens, no mesmo mês de 1993 perderam a vida mais de 200; o mesmo aconteceu em Junho de 1981.

Paulo Nogueira, um dos autores deste trabalho, destaca a periodicidade semanal destas sequências numa investigação que, com base nos dados de mortalidade do Instituto Nacional de Estatística, relativos a todas as causas de morte, avaliou o período entre 1980 e 2000. "Encontrámos algo sistemático, sobre- tudo a partir da segunda década", refere o investigador. O elemento comum foi a morte com dia marcado. No primeiro domingo de Junho de 1994 morreram 12 jovens, no segundo oito e no terceiro sete. Entretanto, a equipa do Onsa já começou a analisar os dados de 2001 e a tendência é ainda mais evidente. Os jovens do sexo masculino continuam a morrer, sobretudo, ao fim-de-semana. 

Leia esta notícia na íntegra

 

Data de introdução: 2005-11-03



















editorial

Magnifica Humanitas

Na encíclica, Leão XIV dirige o olhar da Igreja para uma pergunta decisiva do nosso tempo: o que acontece com o homem quando a tecnologia passa a influenciar a própria compreensão da realidade, da verdade e da dignidade humana? 

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Da inserção à fiscalização dos pobres
O Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração legislativa que cria a Prestação Social Única, substituindo diversas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Para uma “Magnífica Humanidade”
Não vou abordar o conteúdo específico da Encíclica “Magnifica Humanitas”, do atual Papa, “sobre a salvaguarda da pessoa humana na Era da...