AVEIRO

Instituições de apoio social lançam rede para fomentar a info-inclusão

Uma rede de centros de info-inclusão começou a funcionar a 24 de Outubro em instituições de apoio social da região de Aveiro.

De acordo com o Notícias de Aveiro, o projecto ISSI é liderado pela Cáritas Diocesana de Aveiro e pretende facilitar o acesso às novas tecnologias de grupos sócio-culturais desfavorecidos bem como fomentar comportamentos de boa integração social.

Os nove centros de info-inclusão foram instalados em instituições de apoio social de seis concelhos da região de Aveiro: Associação de Defesa e Apoio à Vida, Associação Humanitária Mão Amiga, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Lar do Divino Salvador, Obra do Frei Gil e Santa Casa da Misericórdia de Águeda.

Segundo José Alves, da Cáritas Diocesana, que chefia o consórcio, são “os melhores parceiros” para este projecto inédito que pretende levar as novas tecnologias da informação e conhecimento a camadas populacionais mais desfavorecidas. “É também uma maneira de ajudar na integração social”, referiu o responsável durante a apresentação da rede.

Além de nove centros de computadores com acesso à internet, foi criado um portal onde está disponível informação útil e outros serviços para disponibilizar entre esta nova comunidade virtual dirigida a idosos, mulheres e crianças em risco.

A formação é outra das componentes do projecto que já permitiu certificar competências de quatro dezenas de pessoas, na maioria futuros monitores da rede.

O investimento ronda 140 mil euros, sendo apoiado em 70 por cento no âmbito do programa Aveiro Digital. 

Foto de Fausto Correia
Veja mais fotos deste artista

 

Data de introdução: 2005-11-05



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...