Uma rede de centros de info-inclusão começou a funcionar a 24 de Outubro em instituições de apoio social da região de Aveiro.
De acordo com o
Notícias de Aveiro, o projecto ISSI é liderado pela Cáritas Diocesana de Aveiro e pretende facilitar o acesso às novas tecnologias de grupos sócio-culturais desfavorecidos bem como fomentar comportamentos de boa integração social.
Os nove centros de info-inclusão foram instalados em instituições de apoio social de seis concelhos da região de Aveiro: Associação de Defesa e Apoio à Vida, Associação Humanitária Mão Amiga, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Lar do Divino Salvador, Obra do Frei Gil e Santa Casa da Misericórdia de Águeda.
Segundo José Alves, da Cáritas Diocesana, que chefia o consórcio, são “os melhores parceiros” para este projecto inédito que pretende levar as novas tecnologias da informação e conhecimento a camadas populacionais mais desfavorecidas. “É também uma maneira de ajudar na integração social”, referiu o responsável durante a apresentação da rede.
Além de nove centros de computadores com acesso à internet, foi criado um portal onde está disponível informação útil e outros serviços para disponibilizar entre esta nova comunidade virtual dirigida a idosos, mulheres e crianças em risco.
A formação é outra das componentes do projecto que já permitiu certificar competências de quatro dezenas de pessoas, na maioria futuros monitores da rede.
O investimento ronda 140 mil euros, sendo apoiado em 70 por cento no âmbito do programa Aveiro Digital.
Foto de Fausto CorreiaVeja mais fotos deste artista
Data de introdução: 2005-11-05