XVI FESTA DA SOLIDARIEDADE – PORTALEGRE 2023

“Estamos juntos com as IPSS e só assim faz sentido”

“Pelo trabalho que as IPSS desenvolvem, esperemos que a Chama da Solidariedade seja bem vista daqui do alto do Marvão”, sustentou Luís Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, sede de concelho que acolheu a flama solidária no arranque do quarto e derradeiro dia do périplo pelo distrito de Portalegre.
Para o autarca, a presença maciça de utentes de todas as IPSS do concelho, entre idosos e muitas crianças, mas também de todas as entidades públicas e de diversos grupos e associações culturais de Marvão “reflete o espírito solidário do concelho”.
“Sabemos que é um trabalho difícil para as Direções das IPSS, principalmente para fazer face às despesas que estas casas têm, e o Município está atento e apoia”, afirmou Luís Costa, que referiu ainda dois programas lançados pela Autarquia num valor global de 90 mil euros que têm como destinatárias as IPSS do concelho.
Antes, João Carlos Laranjo, presidente da UDIPSS Portalegre, lembrou que a viagem da Chama da Solidariedade serve para dar visibilidade à missão e espírito solidário das IPSS, pelo que “as comunidades deviam reconhecer mais o trabalho que fazem, muitas vezes, em prol dos nossos familiares”.
Sob o olhar atento de muitos turistas de visita à bela vila de Marvão, o grupo Vozes da Aldeia e a Tuna Sénior animaram todos os presentes, num momento que encerrou com um pequeno lanche em frente à Câmara Municipal, não sem antes as crianças do Pré-escolar e os idosos terem protagonizado um instante de efusiva e animada dança.
De Marvão o facho solidário seguiu viagem até Castelo de Vide, onde a ameaça de chuva, que acabou por não se concretizar, ter levado à alteração do local da cerimónia de chegada da Chama.
Depois de percorrer as ruas do centro de Castelo de Vide, a Chama rumou ao quartel dos Bombeiros, onde foi recebida por um grupo de utentes de algumas IPSS locais.
Antes da atuação da Tuna da Universidade Sénior e de um grupo de utentes da ERPI da Fundação Nossa Senhora da Esperança, Helena Esteves, vereador da autarquia de Castelo de Vide, agradeceu a passagem da Chama pelo concelho e sublinhou: “Estamos juntos com as IPSS e só assim faz sentido”.
“Vocês merecem e nós temos a obrigação”, sustentou João Carlos Laranjo, dirigindo-se aos mais idosos, e deixou um desafio aos dirigentes e autarcas: “Vamos arregaçar as mangas, vamos fala uns com os outros e vamos trabalhar em conjunto”.
Castelo de Vide foi a penúltima paragem da Chama no périplo pelos 15 concelhos do distrito portalegrense e este sábado estará em Portalegre, cidade que acolhe a XVI Festa da Solidariedade, a partir das 14h30, no auditório da Câmara Municipal.

 

Data de introdução: 2023-10-13



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.