ANTIGA PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA CNIS

Faleceu Manuela Mendonça

Faleceu Manuela Mendonça antiga membro dos órgãos sociais das CNIS em 2006, tendo assumido a Presidência da Mesa da Assembleia Geral, entre 2012 e 2018.
Manuela R. C. Mendonça de Matos Fernandes, que era, atualmente, Secretária Diocesana de Lisboa da Obra Nacional Pastoral dos Ciganos, da qual já fora presidente, nasceu em S. Cristóvão, Montemor-o-Novo, a 12 de fevereiro de 1948, sendo Professora aposentada do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciada e doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, foi, de 1990 a 1996, subdiretora Geral dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, de 2004 a 2006, secretária-geral da Academia Portuguesa da História e era, desde 10 de janeiro de 2006, presidente desta mesma Academia, tendo sido também membro de mais de vinte Academias, nacionais e estrangeiras.
Especialista em História da Baixa Idade Média e nas relações peninsulares na mesma época, Manuela Mendonça é autora de mais de centena e meia de trabalhos, distribuídos por diversos livros, Atas e Revistas.
A CNIS esteve representada nas cerimónias fúnebres, que decorreram no dia 27 de dezembro, na igreja de Moscavide, pelo presidente da Assembleia Geral, José Carlos Batalha, representará a CNIS nas cerimónias fúnebres no sábado, dia 27, a partir das 16:30h, na Igreja de Moscavide.
À família enlutada, o SOLIDARIEDADE envia as mais sinceras condolências.

 

Data de introdução: 2025-12-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...