MEDICAMENTOS

Lei beneficia farmácias actuais

A actual legislação que controla a entrada de novas farmácias e o preço dos medicamentos permite que as farmácias existentes beneficiem de uma margem superior ao normal, concluiu um relatório da Autoridade da Concorrência.

O relatório, divulgado no endereço electrónico da entidade, refere que as restrições colocadas pela actual legislação permitem às farmácias existentes beneficiarem "de uma margem supra-normal". Esta margem representa um excedente que poderia ser transferido para os consumidores ou para o Estado, quer por via concorrencial quer por via regulamentar, segundo a Autoridade da Concorrência.

A Autoridade considera que esta margem poderia ser transferida para os consumidores, beneficiando-os, através do aumento da concorrência criado por uma política de liberalização de preços e pela liberalização da entrada de novas farmácias no mercado.


29.11.2005

 

Data de introdução: 2005-12-07



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.