RESULTADOS

II Concurso de Cultura Geral das UTIs

Realizou-se no passado dia 26 de Janeiro de 2006 em Santarém o II Concurso de Cultura Geral das Universidades Seniores, uma organização da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) em parceria com a Universidade da Terceira Idade de Santarém (vencedora da primeira edição do concurso). 

O dia começou com a recepção dos participantes e acompanhantes, no total de 250 pessoas e entrega das t’shirts do evento. Participaram no concurso 11 equipas das UTI’s de Almeirim, Almada, Paços de Ferreira, Portimão, Covilhã, Miranda do Corvo, Borba, Lisboa, Amadora (duas) e Santarém. 

O dia começou com uma visita aos principais monumentos de Santarém seguido de um almoço-convívio. Às 14.30h começou no Cine-teatro Sá da Bandeira o concurso, apresentado pelo Presidente da RUTIS, Dr. Luís Jacob. Antes do concurso, as 11 equipas (com três elementos cada) foram distribuídas por dois grupos para jogarem as duas meias-finais. Cada meia-final tinha 16 perguntas sobre quatro temas (Língua Portuguesa, História de Portugal, Actualidade e Geografia Europeia). 

Após as duas finais, começou a grande final, já com o Cine-teatro completamente cheio de entusiastas espectadores. De salientar as equipas de Paços de Ferreira, Miranda de Corvo e Borda que trouxeram um grande grupo de apoiantes, para além das equipas da casa, Santarém e Almeirim. 

Na final, com 21 perguntas para responder, venceu a equipa da Academia Seniores de Lisboa, seguida da Universidade Sénior e Intergeracional da Amadora e a Universidade Sénior de Miranda do Corvo. 

Antes da entrega dos prémios actuou o Coro da Universidade Sénior de Almeirim. Foram entregues medalhas a todos os participantes e os prémios aos primeiros três classificados (Uma máquina digital no valor de 200 euros, uma impressora multi-funções HP e um fax, respectivamente) pela Mesa de Honra presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Moita Flores. 

A RUTIS agradece a todos os participantes e acompanhantes a sua presença. E à UTI de Santarém, Câmara Municipal de Santarém e Caixa Geral de Depósitos o apoio dado ao concurso.
Para o ano, o III Concurso de Cultura Geral será na zona de Lisboa.
.

 

Data de introdução: 2006-02-15



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...