TIMOR-LESTE

Portugal reforça apoio social

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal, Vieira da Silva, inicia esta quarta-feira uma visita oficial de seis dias a Timor-Leste, no âmbito do reforço da cooperaçäo portuguesa ao desenvolvimento económico e social.

A visita, a convite do seu homólogo timorense, Arsénio Bano, levará Vieira da Silva a quatro dos 13 distritos timorenses, incluindo o enclave de Oecussi, para visitar e inaugurar diversas obras de apoio social.

O apoio de Portugal iniciou-se em Novembro de 2001, com a criaçäo do Centro de Nacional de Emprego e Formaçäo Profissional, em Tibar, no distrito de Liquiça.

Desde entäo, entre as participaçöes financeiras já executadas e as orçamentadas para este ano, o esforço financeiro da Cooperaçäo Portuguesa deverá ultrapassar os nove milhöes de euros.

Vieira da Silva tem ainda previsto encontros de trabalho com o seu homólogo Arsénio Bano, e com os bispos de Díli, D.Alberto Ricardo, e de Baucau, D.Basílio do Nascimento.

O regresso a Portugal está marcado para o próximo dia 21.

14.03.2006

 

Data de introdução: 2006-03-16



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...