CASA DOS RAPAZES - FARO

Angariação de fundos para jardim de infância

Depois do sucesso da creche "O relógio", o Instituto D. Francisco Gomes lança a primeira pedra para a criação de uma infra-estrutura pré-escolar. A apresentação do projecto teve lugar dia 20 de Março, num almoço oferecido pela instituição aos Órgãos de Comunicação Social e a algumas entidades privadas de prestígio na região. 

O mote foi " Venha ajudar na construção do pré-escolar O Relógio" e o objectivo sensibilizar as empresas e outras entidades para a importância deste projecto, não só para a comunidade local mas principalmente para a concretização de uma estratégia de gestão auto-suficiente que a direcção do Instituto D. Francisco Gomes vem implementando.

Contando com o apoio da Segurança Social e da Direcção Regional de Educação do Algarve, estive também presente neste almoço o Eng. Libório Correia (Director Regional da Educação) que, dando o exemplo, lançou o primeiro tijolo da obra e relembrou que são iniciativas como estas que diferenciam o trabalho de certas instituições, abrindo-as para a comunidade e dignificando o seu trabalho.
Com capacidade para 75 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade, o futuro jardim-de-infância "O Relógio" compreende três salas de aulas, uma sala de apoio e refeitório. Como explica António Barão, trata-se de um espaço de qualidade tal como a creche "O Relógio", inaugurada em Setembro de 2005, e que vem dar resposta à elevada procura que se verificou aquando das inscrições para a mesma: "Muitos pais telefonavam pensando que a creche "O Relógio" recebia crianças com mais de três anos. Se o pré-escolar já era uma ambição, passou a ser uma certeza. Sendo uma continuidade do projecto da creche decidimos baptizar com o mesmo nome e construí-lo com a mesma qualidade".

Com um orçamento que ronda os 40 000 euros é indispensável conseguir mecenas que contribuam para a concretização desta obra, que se mostra de grande importância para assegurar a sustentabilidade, a longo-prazo, do papel desempenhado pelo Instituto D. Francisco Gomes na educação de mais de 60 crianças/adolescentes. Só com o estabelecimento de sinergias com entidades públicas e privadas se conseguirá reunir as condições necessárias, não só para a edificação do pré-escolar mas igualmente para o apetrechamento do mesmo com materiais didácticos de qualidade.

 

Data de introdução: 2006-04-12



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...