CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DOS POUSOS

25 Anos de História

O Centro Social Paroquial dos Pousos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, registada sob o n.º 22/81 em 18 de Maio de 1981 no livro das Associações de Solidariedade Social. Faz agora 25 anos.

É uma associação de Fiéis, constituída na ordem jurídica canónica com objectivo de promover a solidariedade e a justiça, enformada pelos princípios da doutrina moral católicas (n.º2 do art.º 1º dos Estatutos).

No mês de Maio de 1981 reuniram pela primeira vez, na sede da Sociedade Artística Musical dos Pousos, os primeiros associados do Centro Social Paroquial dos Pousos, onde foram eleitos os primeiros Corpos Sociais da Instituição.

O Jardim de Infância foi construído no ano de 1982 e inaugurado a 1 de Novembro de 1983. A abertura do Jardim de Infância foi no dia 7 de Novembro de 1983, dia em que a Instituição recebeu as primeiras crianças.

Em 1995, a Instituição cria a valência: “ATL” (actividades dos tempos livres). E assim, às crianças a frequentar o 1º ciclo do ensino básico, a Instituição passou a dar apoio nos tempos livres daquelas.


Em 1999, cria a valência “Serviços de Apoio ao Domicílio.” Esta valência destina-se a dar apoio aos idosos nos seus cuidados primários, como higiene e alimentação.

O próximo grande objectivo do Centro Social Paroquial dos Pousos é a construção do Lar e Centro de Dia, uma vez que a freguesia dos Pousos não dispõe de qualquer equipamento de apoio aos seus idosos. Temos um projecto e acreditamos que o mesmo mereça aprovação em candidatura ao recente PROGRAMA PARES (Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).

11.04.2006

 

Data de introdução: 2006-04-11



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...