INICIATIVA DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA

Mulheres de Vermelho

Esta quinta-feira, 20 de Abril, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com a Peres&Partners, vai apresentar publicamente a iniciativa “Mulheres de Vermelho”, que tem como objectivo alertar a população nacional, sobretudo a feminina, para as doenças cardiovasculares, responsáveis anualmente por 43 por cento das mortes entre as portuguesas.

Na gala “Mulheres de Vermelho”, que terá lugar dia 3 de Maio, quarta-feira, no Centro de Congressos de Lisboa, 17 vestidos vermelhos de algumas das personalidades femininas mais distintas em áreas tão diversas como música, política e desporto irão ser expostos e adquiridos por empresas a actuar em Portugal.

As duas ex-primeiras damas Maria Barroso e Maria José Ritta, a empresária Rosalina Machado, a estilista Fátima Lopes, a decoradora Graça Viterbo, a piloto Elisabete Jacinto e a maestrina Joana Carneiro são algumas das mulheres que se associaram a esta causa, oferecendo à Fundação um vestido vermelho que usaram nalgum momento da sua carreira. Os valores de fund raising obtidos com esses vestidos irão reverter a favor da FPC e serão utilizados na realização de acções de prevenção das doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares continuam a representar a principal causa de morte em todo o Mundo, matando 17 milhões de pessoas anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde. As mulheres, a partir da menopausa, aumentam exponencialmente a probabilidade de sofrerem um AVC.

Só na União Europeia, 55 por cento das mulheres morrem anualmente devido a estas patologias cardíacas, provocadas por diversos dos factores, alguns deles evitáveis, como a hipertensão, colesterol elevado no sangue e hábitos tabágicos.

Fonte: Sapo Mulher

 

Data de introdução: 2006-04-18



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...