ASSEMBLEIA-GERAL DA CNIS EM FÁTIMA

Aprovado o Relatório de Actividades e Contas de 2005

A aprovação do Relatório de Actividades e Contas de 2005 ficou a marcar a primeira Assembleia-geral ordinária da CNIS, realizada no Hotel Cinquentenário, em Fátima, no passado dia 29 de Abril.
Recorde-se que esta reunião magna havia sido suspensa a 25 de Março, devido a um atraso administrativo no envio das convocatórias às diversas IPSS.

Estiveram presentes 201 instituições. O Relatório de Actividades não mereceu nenhum voto contra, tendo-se registado vinte abstenções.
Já no que toca às Contas do exercício de 2005 registou-se um voto contra e 22 abstenções.

No ponto referente às informações, o Presidente da CNIS avançou com dados de grande utilidade para as IPSS associadas. Foi feita referência à assinatura do Contrato Colectivo de Trabalho assinado com a Frente Nacional de Sindicatos da Função Pública, subscrito a 18 de Abril.
A validação, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do programa de formação para o ano de 2006 foi outro dos pontos abordados pelo Padre Lino Maia. Recorde-se que este programa prevê a aplicação de uma verba de 266 mil euros.

O Presidente da CNIS falou ainda das perspectivas da valência de ATL nas IPSS, estimulando a abertura desta valência para jovens dos segundo e terceiro ciclos, isto, evidentemente, para além da continuação da prestação dos serviços actualmente ministrados às crianças do primeiro ciclo de escolaridade.
O leader da CNIS falou ainda da aplicação de novas medidas que visem a sustentabilidade das IPSS. Quanto ao Programa PARES, Lino Maia tratou de moderar as expectativas dos presentes.

Por último anunciou que se encontra em preparação um Encontro de Trabalho para as instituições que dispõem da valência de ATL, encontro destinado a debater e equacionar novos caminhos para o futuro desta valência nas instituições particulares de solidariedade social. Ainda sem data marcada, tudo aponta para que este encontro se venha a realizar já no final do corrente mês de Maio.

 

Data de introdução: 2006-05-01



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...