ASSEMBLEIA-GERAL DA CNIS EM FÁTIMA

Aprovado o Relatório de Actividades e Contas de 2005

A aprovação do Relatório de Actividades e Contas de 2005 ficou a marcar a primeira Assembleia-geral ordinária da CNIS, realizada no Hotel Cinquentenário, em Fátima, no passado dia 29 de Abril.
Recorde-se que esta reunião magna havia sido suspensa a 25 de Março, devido a um atraso administrativo no envio das convocatórias às diversas IPSS.

Estiveram presentes 201 instituições. O Relatório de Actividades não mereceu nenhum voto contra, tendo-se registado vinte abstenções.
Já no que toca às Contas do exercício de 2005 registou-se um voto contra e 22 abstenções.

No ponto referente às informações, o Presidente da CNIS avançou com dados de grande utilidade para as IPSS associadas. Foi feita referência à assinatura do Contrato Colectivo de Trabalho assinado com a Frente Nacional de Sindicatos da Função Pública, subscrito a 18 de Abril.
A validação, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do programa de formação para o ano de 2006 foi outro dos pontos abordados pelo Padre Lino Maia. Recorde-se que este programa prevê a aplicação de uma verba de 266 mil euros.

O Presidente da CNIS falou ainda das perspectivas da valência de ATL nas IPSS, estimulando a abertura desta valência para jovens dos segundo e terceiro ciclos, isto, evidentemente, para além da continuação da prestação dos serviços actualmente ministrados às crianças do primeiro ciclo de escolaridade.
O leader da CNIS falou ainda da aplicação de novas medidas que visem a sustentabilidade das IPSS. Quanto ao Programa PARES, Lino Maia tratou de moderar as expectativas dos presentes.

Por último anunciou que se encontra em preparação um Encontro de Trabalho para as instituições que dispõem da valência de ATL, encontro destinado a debater e equacionar novos caminhos para o futuro desta valência nas instituições particulares de solidariedade social. Ainda sem data marcada, tudo aponta para que este encontro se venha a realizar já no final do corrente mês de Maio.

 

Data de introdução: 2006-05-01



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...