2 DE JULHO, NO PORTO

Transformar ideias em tijolos

O Espaço t – Associação para Apoio à integração Social e Comunitária vai realizar no dia 2 de Junlo de 2006 o Leilão Espaço t – “Transformar Ideias em Tijolos”, na ordem dos Médicos – Porto.

“Transformar Ideias em Tijolos” é um leilão de arte e de objectos de gente famosa – Um leilão que congrega uma elevada quantidade e qualidade de obras de arte, assim como objectos doados por personalidades das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, de tudo se leiloará, para que a vontade do Espaço t possa cada vez mais ter forma e não se despistar nos circuitos da subsidio-dependência.

Tendo em conta, o reconhecimento que ao longo destes últimos anos o Espaço t tem alcançado, quer em termos de número de utentes, quer em termos de parcerias existentes, de novas valências e actividades desenvolvidas, o Espaço t, para além de existir na cidade do Porto, existe também na cidade da Trofa à cerca de 4 anos, e brevemente existirá uma filial na cidade de Lisboa.

No entanto, na cidade do Porto, até ao momento o Espaço t não possui um espaço próprio, sendo que a Sede desta instituição funciona no 2º.Andar da escola EB1 da Sé
(Rua do Sol, nº14 – Porto) e os Departamentos de Formação e Projectos / Departamento de Comunicação e Imagem, funcionam num edifício alugado na Praça dos Poveiros, 56,2ºPorto.
De acordo com esta situação, o Espaço t promoveu uma candidatura ao Feder através do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social; Eixo 5 – Promoção do Desenvolvimento Social – Medida 5.6, para aquisição de uma casa na Rua do Vilar nºs.54 – Porto.

Neste momento, o Espaço t ao abrigo deste projecto já é proprietário do Edifício, tendo, no entanto que proceder à reconstrução e ampliação do mesmo pelo que terá de comparticipar com valores na ordem dos 300000.00€, (este valor corresponde a 10% do investimento).

Desta forma, o Espaço t está a organizar um Leilão a realizar no dia 2 de Julho de 2006, no Salão Nobre da Ordem dos Médicos, com o propósito de angariar fundos para a reconstrução da sede do Espaço t.
A este projecto já se associaram a Caixa Geral de Depósitos, Cerâmica de Valadares, Mota Engil, Fundação JB Fernandes Memorial Trust, Fundação Calouste Gulbenkian, Tintas Cin, Rar e os artistas plásticos, Albuquerque Mendes, José Rodrigues, Jaime Isidoro, entre outros.
“Acreditamos que este leilão será um sucesso e assim poderemos fazer face às despesas da reconstrução da futura sede do Espaço t, com a ajuda de todos e com muitas licitações…” (Jorge Oliveira – Presidente do Espaço T).

Estes são alguns nomes de artistas e de personalidades da sociedade portuguesa que contribuíram com objectos e obras de arte:
Objectos – Maria José Rita; D. Isabel de Heredia; D. Duarte de Bragança; José Mourinho; Cristiano Ronaldo; Nelson (Sporting); Lili Caneças; Pedro Abrunhosa; Oliviero Toscani; Fátima Campos Ferreira; Catarina Furtado; Nek; Ana Salazar; Rui Rio; Katarina Witt; Franzisha van Almsick; Simara, …. Entre outros
Obras de Arte – Albuquerque Mendes; Acácio de Carvalho; Agostinho Santos; Alberto Carneiro; Alter Ego; Ariosto Madureira; Armanda Passos; Armando Alves; Augusto Canedo; Carlos Barreira; Catarina Machado; Cristina Poppe; Cristina Valadas; Francisco Laranjo; Isabel e Rodrigo Cabral; Jaime Isidoro; Joana Rego; José Paiva; Jorge Curval; José Rodrigues; Júlio Pomar; Luís de Melo; Manuel Casimiro; Manuela Bacelar; Márcia Luças; Mário Bismark; Miguel Barros; Oliviero Toscani; Rui Aguiar; Rute Rosas; Sofia Aguiar; Tita Costa; Zulmiro de Carvalho ……. Entre outros.

O Leilão será dirigido pelo Leiloeiro Filipe Serrão.

Data: 2 de Julho de 2006
Horário: 14h00 às 17h00 – Exposição de Objectos
17h30 – Leilão
Local de Realização:
Ordem dos Médicos – Norte (Centro de Cultura e Congressos)
Rua Delfim Maia, 405 – Porto

 

Data de introdução: 2006-05-20



















editorial

ANO NOVO – NOVOS DESAFIOS

(...) Deve relevar-se como um passo muito significativo o compromisso constante do Pacto de Cooperação, no sentido de o Estado e as Instituições deverem repartir de forma equitativa os encargos com as respostas sociais em que existem...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A revisão do Pacto para a Solidariedade
Nos últimos dias do ano transato os Presidentes da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (AMNP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORT. DO VOLUNTARIADO

ESTRATÉGIA NACIONAL DE COMBATE À POBREZA: Um nobre desafio a Portugal
Finalmente, foi aprovada uma Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP). Apesar de haver aspetos importantes por conhecer, no que respeita a exequibilidade desta Estratégia, em...