2 DE JULHO, NO PORTO

Transformar ideias em tijolos

O Espaço t – Associação para Apoio à integração Social e Comunitária vai realizar no dia 2 de Junlo de 2006 o Leilão Espaço t – “Transformar Ideias em Tijolos”, na ordem dos Médicos – Porto.

“Transformar Ideias em Tijolos” é um leilão de arte e de objectos de gente famosa – Um leilão que congrega uma elevada quantidade e qualidade de obras de arte, assim como objectos doados por personalidades das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, de tudo se leiloará, para que a vontade do Espaço t possa cada vez mais ter forma e não se despistar nos circuitos da subsidio-dependência.

Tendo em conta, o reconhecimento que ao longo destes últimos anos o Espaço t tem alcançado, quer em termos de número de utentes, quer em termos de parcerias existentes, de novas valências e actividades desenvolvidas, o Espaço t, para além de existir na cidade do Porto, existe também na cidade da Trofa à cerca de 4 anos, e brevemente existirá uma filial na cidade de Lisboa.

No entanto, na cidade do Porto, até ao momento o Espaço t não possui um espaço próprio, sendo que a Sede desta instituição funciona no 2º.Andar da escola EB1 da Sé
(Rua do Sol, nº14 – Porto) e os Departamentos de Formação e Projectos / Departamento de Comunicação e Imagem, funcionam num edifício alugado na Praça dos Poveiros, 56,2ºPorto.
De acordo com esta situação, o Espaço t promoveu uma candidatura ao Feder através do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social; Eixo 5 – Promoção do Desenvolvimento Social – Medida 5.6, para aquisição de uma casa na Rua do Vilar nºs.54 – Porto.

Neste momento, o Espaço t ao abrigo deste projecto já é proprietário do Edifício, tendo, no entanto que proceder à reconstrução e ampliação do mesmo pelo que terá de comparticipar com valores na ordem dos 300000.00€, (este valor corresponde a 10% do investimento).

Desta forma, o Espaço t está a organizar um Leilão a realizar no dia 2 de Julho de 2006, no Salão Nobre da Ordem dos Médicos, com o propósito de angariar fundos para a reconstrução da sede do Espaço t.
A este projecto já se associaram a Caixa Geral de Depósitos, Cerâmica de Valadares, Mota Engil, Fundação JB Fernandes Memorial Trust, Fundação Calouste Gulbenkian, Tintas Cin, Rar e os artistas plásticos, Albuquerque Mendes, José Rodrigues, Jaime Isidoro, entre outros.
“Acreditamos que este leilão será um sucesso e assim poderemos fazer face às despesas da reconstrução da futura sede do Espaço t, com a ajuda de todos e com muitas licitações…” (Jorge Oliveira – Presidente do Espaço T).

Estes são alguns nomes de artistas e de personalidades da sociedade portuguesa que contribuíram com objectos e obras de arte:
Objectos – Maria José Rita; D. Isabel de Heredia; D. Duarte de Bragança; José Mourinho; Cristiano Ronaldo; Nelson (Sporting); Lili Caneças; Pedro Abrunhosa; Oliviero Toscani; Fátima Campos Ferreira; Catarina Furtado; Nek; Ana Salazar; Rui Rio; Katarina Witt; Franzisha van Almsick; Simara, …. Entre outros
Obras de Arte – Albuquerque Mendes; Acácio de Carvalho; Agostinho Santos; Alberto Carneiro; Alter Ego; Ariosto Madureira; Armanda Passos; Armando Alves; Augusto Canedo; Carlos Barreira; Catarina Machado; Cristina Poppe; Cristina Valadas; Francisco Laranjo; Isabel e Rodrigo Cabral; Jaime Isidoro; Joana Rego; José Paiva; Jorge Curval; José Rodrigues; Júlio Pomar; Luís de Melo; Manuel Casimiro; Manuela Bacelar; Márcia Luças; Mário Bismark; Miguel Barros; Oliviero Toscani; Rui Aguiar; Rute Rosas; Sofia Aguiar; Tita Costa; Zulmiro de Carvalho ……. Entre outros.

O Leilão será dirigido pelo Leiloeiro Filipe Serrão.

Data: 2 de Julho de 2006
Horário: 14h00 às 17h00 – Exposição de Objectos
17h30 – Leilão
Local de Realização:
Ordem dos Médicos – Norte (Centro de Cultura e Congressos)
Rua Delfim Maia, 405 – Porto

 

Data de introdução: 2006-05-20



















editorial

O TRIÂNGULO DA COOPERAÇÃO

A consciência social, aliada ao dever ético da solidariedade, representa uma instância suprema de cidadania, um compromisso inalienável para com os mais vulneráveis e em situação de marginalidade, exclusão e pobreza.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

A Política Melhor (II)
Na continuação dos assuntos abordados no meu texto anterior, reitero que vale a pena, aos dirigentes das IPSS, independentemente das suas convicções ideológicas ou...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A guerra na Ucrânia e as consequências para a Europa
A guerra na Ucrânia é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à União Europeia desde a sua fundação. É a primeira vez, desde a última grande...