PARA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS SOLIDÁRIOS

Festa da Matança Tradicional do Porco

Realizou-se recentemente a Festa da Matança Tradicional do Porco, em Santa Catarina.
Esta iniciativa foi efectuada pela CASD Santa Catarina com a colaboração da a Junta de Freguesia de Santa Catarina. Teve como principais objectivos a recriação de todo o ritual da matança tradicional do porco, assim como a angariação de fundos para o Lar Residencial e Centro de Noite.

Culturalmente a matança à moda antiga oferece-nos um conjunto riquíssimo de gestos simbólicos, que nos transmitem muito da sabedoria popular: 1) no passado esta actividade era uma festa, era a altura em que toda a família se reunia; 2) quem matava o animal era sempre o ansião, ou seja a pessoa mais velha da família, e que reunia mais sabedoria; 3) a apanha das agulhas e a limpeza das tripas do porco era sempre feita pelas mulheres; 4) a bexiga do animal era utilizada como bola para as crianças brincarem…

A equipa organizadora liderada pelo Srº Gilberto Brites, funcionário da CASD, associou à recriação desta tradição as tasquinhas com comidas usuais aquando da matança e o folclore onde também voluntariamente estiveram presentes o rancho folclórico o ”Arco” de Ouca e o de rancho folclórico “Rosas Brancas” de Salgueiro.
São este tipo de iniciativas que permitem (Re)Descobrir o Passado no Presente…

 

Data de introdução: 2006-09-11



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...