CARTA ÀS INSTITUIÇÕES - MARÇO 2007

SENHOR (ª) PRESIDENTE

Se para muitos o mês de Março é o mês do percurso entre a escuridão e a luz ou entre a penitência das paixões e a ténue alegria que chega, para todos quantos à solidariedade se dedicam é o mês em que, conjuntamente com o velho Inverno que se remove para terras do passado, também as actividades do ano findo se atiram para os baús de uma frondosa história em que a serenidade é um fruto de uma missão que, estando a ser cumprida, sementes de novas dedicações deixa a germinar…


1. ACTIVIDADES DE TEMPOS LIVRES (ATL)

No Protocolo celebrado em 28 de Julho de 2006 entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e a CNIS, para o ano lectivo de 2006/2007, na valência de ATL, consideravam-se as modalidades de CATL com funcionamento clássico, com e sem almoço, e CATL com extensões de horário e interrupções lectivas, com e sem almoço.

Considerando que há centros distritais que estão a notificar as instituições para a necessidade de “actualização” dos acordos de cooperação que permita a regularização das situações, dever-se-á esclarecer:

Não se trata de uma revogação pura e simples. Trata-se de actualização: os acordos deverão consagrar a modalidade adoptada pela Instituição (funcionamento clássico, com e sem almoço, ou extensões de horário e interrupções lectivas, com e sem almoço), com a frequência efectivamente existente.
Entretanto, convém que os dirigentes estejam atentos: não lhes é proposto um acordo de extinção do ATL, antes que a realidade existente esteja consagrada no novo acordo.

De resto, para já, nada de novo em relação ao ATL.
A CNIS mantém-se vigilante e activa. Logo que possível dará notícias e orientações.

2. ASSEMBLEIAS-GERAIS

Na fidelidade à tradição, no último Sábado de Março, dia 31, decorrerá em Fátima a assembleia-geral ordinária da CNIS, nomeadamente, para apreciação das contas de 2006 e do respectivo relatório de actividades.
As assembleias-gerais são momentos altos das instituições. É muito bom que compareça e que tudo faça para que as assembleias-gerais da sua instituição e da sua União Distrital também sejam muito concorridas. A participação nas assembleias-gerais favorece o envolvimento dos associados na vida das Instituições e pode contribuir para uma maior sensibilização de voluntários. Sendo já muitos os que se devotam à causa solidária é importante que muitos mais sejam captados…

E, não se esqueça: participe nas iniciativas da sua União Distrital e da CNIS…

3. CANDIDATURAS

Decorre o período de apresentação de candidaturas para alguns programas. Seleccionámos alguns que, eventualmente, poderão ter interesse para a sua Instituição:

a) Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

Período de apresentação das candidaturas: de Fevereiro a Abril de 2007
- Programa Jean Monet – Até 15 de Março
- Programas Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci e Grundtvigt – Até 30 Março
- Programa Transversal e Medidas de Acompanhamento – Até 30 de Abril
Podem candidatar-se todos os países da União Europeia.

Informações: http//ec.europa.eu/education/programmes/newprog/índex_en.html#call

b) Europa para os cidadãos 2007/2013 – Acção 2

Candidaturas de apoio a projectos de organizações da sociedade civil (apoio a actividades e organizações que promovam a cidadania europeia activa, ou seja, o envolvimento dos cidadãos e organizações da sociedade civil no processo da integração europeia).
Acções do programa: Acção 3 – Juntos pela Europa; Acção 4 – Memória europeia activa.
Podem candidatar-se: entre outros, organizações da sociedade civil e organizações activas o domínio do trabalho voluntário…

Informações: http://eacea.ec.europa.eu/static/en/citizenship/call1206/action2.htm
http://eacea.ec.europa.eu/static/en/citizenship/guide2007.htm

c) Programa Juventude em Acção 2007/2013

O Programa Juventude em Acção, para o período 2001/2013, tem como objectivos a promoção da cidadania activa, o desenvolvimento da solidariedade, a promoção da tolerância a compreensão mútua, contribuir para o desenvolvimento da qualidade de apoio às actividades e capacidades das organizações juvenis. O programa pretende igualmente fomentar a cooperação europeia na área das políticas para a juventude.

Grandes prioridades: Cidadania europeia, Participação dos jovens, Diversidade cultural e Inclusão dos jovens com menos oportunidades

Informações: http://eacea.ec.europa.eu/static/en/youth/index_en.htm

4. DIAS CELEBRATIVOS

Esta época é abundante em dias comemorativos: “Dia Internacional da Mulher” e “Dia Mundial dos Ciganos” (8 de Março), “Dia Nacional da Cáritas” (11 de Março), “Dia Mundial para a Eliminação da Descriminação Racial” (21 de Março), “Dia Mundial do Doente” (25 de Março), “Dia Mundial da Juventude” (1 de Abril), “Dia Mundial da Saúde” (7 de Abril) e “Dia Internacional do Associativismo” (30 de Abril) …

Não deixe de promover na sua Instituição iniciativas de sensibilização…

5. ENCERRAMENTOS E NOVOS DESAFIOS

Com avanços e recuos, continua o polémico encerramento dos serviços de urgência nos hospitais e centros de saúde, que afecta e prejudica principalmente as populações que persistem em residir e trabalhar no interior do país, já tão abandonado pelas políticas públicas dos sucessivos governos. Ainda bem que o Governo tem recuado em alguns casos, o que bem demonstra que, por boas razões, a contestação pública das más medidas nem sempre está votada ao insucesso.

Ponto é que o Ministério da Saúde afaste a suspeita de que os recuos se verificam mais onde os autarcas são mais afectos ao partido do Governo.

Mas o que principalmente importa anotar – e a CNIS anota-o com alegria – é a capacidade e a prontidão com que instituições de solidariedade se aprestam para cobrir as necessidades das populações aí onde o Ministério da Saúde as vai deixar a descoberto.

Trata-se de um novo " nicho", como agora se costuma chamar às oportunidades, em que as instituições podem e devem intervir, assim continuando a promover o desenvolvimento social das comunidades, principalmente das mais desfavorecidas, como é seu timbre.

6. FESTA DA SOLIDARIEDADE

Prevista no Programa de Actividades de 2007 da CNIS, no fim do Verão (ou princípio do Outono), na zona de Lisboa, vai realizar-se uma grande “Festa da Solidariedade”, com colóquios, exposições, música… Mais notícias serão dadas nas próximas cartas mensais e no Solidariedade, mas desde já ficam todos convocados para uma muito expressiva adesão para que a Festa seja uma verdadeira montra de vitalidade e de solidariedade… Entretanto, vá pensando na forma de dar visibilidade à sua Instituição na Festa de todos nós…

7. PNAI

Estão aprovadas as linhas gerais do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI) – Presidência do Conselho de Ministros, 23 de Fevereiro.
São objectivos estruturantes do PNAI:
• A definição de um número restrito de prioridades fundamentais para obter resultados no combate à exclusão;
• A selecção dessas prioridades está associada aos pontos críticos do diagnóstico sobre a situação social portuguesa e, simultaneamente, à garantia de articulação com outras estratégias nacionais;
• A identificação de um número restrito de metas de cariz instrumental, garantindo que as mesmas se encontram devidamente alicerçadas em medidas concretizáveis e com financiamentos garantidos;
• A identificação de resultados que possam ser mensuráveis e devidamente avaliados.
O PNAI visa, deste modo, a adopção de medidas que permitam combater a pobreza persistente e encontra-se estruturado em torno de 3 prioridades:
• Combater a pobreza das crianças e dos idosos;
• Corrigir as desvantagens na educação e formação
• Ultrapassar as discriminações e Reforçar a integração das pessoas com deficiência e dos imigrantes.

8. RECOMENDAÇÕES


1. Com “Notícias à Sexta”, a carta mensal, o jornal Solidariedade e a página web, informação é coisa que não falta na CNIS… Talvez, no seio de algumas instituições, faltará alguma articulação entre quem recebe o correio, os directores técnicos e a respectiva direcção: que os dirigentes tenham acesso a toda a documentação que a eles é dirigida…

2. Várias iniciativas de solidariedade com o povo moçambicano estão em marcha: não deixe de as divulgar e apoiar – seja solidário cá dentro com o povo lá de fora…

3. A formação contínua dos funcionários das IPSS é um direito e um dever: divulgue e as acções de formação e promova a sua frequência…

9. RECORDANDO…

MAPA DE FÉRIAS: Elaboração do mapa de férias com início e termo dos períodos de férias de cada trabalhador, até ao dia 15 de Abril. A partir do dia 16 de Abril: afixação, no local de trabalho, do mapa de férias.

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:
envio à Inspecção-geral de Trabalho (IGT) até ao dia 30 de Abril.



Com os cumprimentos de respeito e amizade

Porto, 6 de Março de 2007

O presidente da CNIS






___________________
(Lino Maia, padre)

 

Data de introdução: 2007-03-08



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...