CONCLUSÕES

4.º Seminário - Voluntariado em Saúde

Realizou-se no passado dia 13 de Abril o 4.º Seminário “Voluntariado em Saúde” que reuniu 146 voluntários e profissionais da saúde e sociais, estudantes e cidadãos na cidade do Entroncamento, onde foram tratados os temas “A Qualidade na Saúde” e “Contributos do Voluntariado para a Qualidade dos Cuidados de Saúde”.
A organização esteve a cargo do Banco Local de Voluntariado do Entroncamento.

O Evento foi presidido por Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e os temas foram tratados pelo Dr. Brissos Lino, docente da Universidade Autónoma de Lisboa moderado pela Enf.ª Chefe Sónia Pereira do Centro de Saúde do Entroncamento, e representantes da Caritas Diocesana de Coimbra, da Obra de Santa Ana – Parede / Cascais e da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, com moderação pelo Dr. Alexandre Nunes, da Bolsa de voluntariado da Figueira da Foz.

As Conclusões do Seminário foram aprovadas por unanimidade e aclamação, destacando-se:

Deve ser valorizada a figura do Voluntário da Saúde como integrante da equipa multidisciplinar de prestação de Cuidados em Saúde, ajudando na sua especificidade. O seu contributo específico deve ser considerado como parte da resposta à necessidade de humanização dos Serviços, à criação de um ambiente terapêutico favorável e uma mais-valia na prestação de Cuidados com Qualidade visando adequadas respostas às necessidades, à satisfação do cliente e à concretização dos Objectivos das Unidades de Saúde.

Na avaliação do evento, noventa e oito por cento dos participantes consideraram o Seminário oportuno e muito oportuno, bem organizado ou muito bem organizado, com temas e documentação interessante ou muito interessante. Noventa e seis por cento foram informados da realização do Seminário na Entidade onde exercem a actividade profissional, voluntária ou de ensino / aprendizagem.

Em resultado do sucesso deste e dos anteriores, a Organização anunciou a realização da quinta edição do Seminário “Voluntariado em Saúde”, para 28 de Março de 2008, com o tema “Cuidados em Saúde Mental”.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

O TRIÂNGULO DA COOPERAÇÃO

A consciência social, aliada ao dever ético da solidariedade, representa uma instância suprema de cidadania, um compromisso inalienável para com os mais vulneráveis e em situação de marginalidade, exclusão e pobreza.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

A Política Melhor (II)
Na continuação dos assuntos abordados no meu texto anterior, reitero que vale a pena, aos dirigentes das IPSS, independentemente das suas convicções ideológicas ou...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A guerra na Ucrânia e as consequências para a Europa
A guerra na Ucrânia é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à União Europeia desde a sua fundação. É a primeira vez, desde a última grande...