CONCLUSÕES

4.º Seminário - Voluntariado em Saúde

Realizou-se no passado dia 13 de Abril o 4.º Seminário “Voluntariado em Saúde” que reuniu 146 voluntários e profissionais da saúde e sociais, estudantes e cidadãos na cidade do Entroncamento, onde foram tratados os temas “A Qualidade na Saúde” e “Contributos do Voluntariado para a Qualidade dos Cuidados de Saúde”.
A organização esteve a cargo do Banco Local de Voluntariado do Entroncamento.

O Evento foi presidido por Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e os temas foram tratados pelo Dr. Brissos Lino, docente da Universidade Autónoma de Lisboa moderado pela Enf.ª Chefe Sónia Pereira do Centro de Saúde do Entroncamento, e representantes da Caritas Diocesana de Coimbra, da Obra de Santa Ana – Parede / Cascais e da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, com moderação pelo Dr. Alexandre Nunes, da Bolsa de voluntariado da Figueira da Foz.

As Conclusões do Seminário foram aprovadas por unanimidade e aclamação, destacando-se:

Deve ser valorizada a figura do Voluntário da Saúde como integrante da equipa multidisciplinar de prestação de Cuidados em Saúde, ajudando na sua especificidade. O seu contributo específico deve ser considerado como parte da resposta à necessidade de humanização dos Serviços, à criação de um ambiente terapêutico favorável e uma mais-valia na prestação de Cuidados com Qualidade visando adequadas respostas às necessidades, à satisfação do cliente e à concretização dos Objectivos das Unidades de Saúde.

Na avaliação do evento, noventa e oito por cento dos participantes consideraram o Seminário oportuno e muito oportuno, bem organizado ou muito bem organizado, com temas e documentação interessante ou muito interessante. Noventa e seis por cento foram informados da realização do Seminário na Entidade onde exercem a actividade profissional, voluntária ou de ensino / aprendizagem.

Em resultado do sucesso deste e dos anteriores, a Organização anunciou a realização da quinta edição do Seminário “Voluntariado em Saúde”, para 28 de Março de 2008, com o tema “Cuidados em Saúde Mental”.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...