ECONOMIA

Clima Económico em Portugal

O Indicador de Clima Económico progrediu em Abril para 101,6 pontos (mais 0,8 pontos) em Portugal, o nível mais elevado dos últimos 12 meses, revelam dados divulgados pela Comissão Europeia.
O indicador do sentimento económico, que reflecte a evolução da actividade económica com base na opinião de agentes económicos e também de consumidores, manteve-se relativamente estável e a um nível elevado tanto na Zona Euro, 111,0 (menos 0,1 pontos) como na União Europeia 113,6 (menos 0,2 pontos).
Em Portugal, a subida registada deve-se fundamentalmente ao aumento da confiança no sector dos serviços, verificando-se uma estabilização na confiança nos sectores industrial, consumidores e construção, e um ligeiro recuo no comércio de retalho.
Em termos gerais, Bruxelas sublinha que a confiança aumentou na Alemanha (mais 1,4 pontos), Polónia (mais 4,0), tendo diminuído na Espanha (menos 2,2), Itália (menos 1,1), e Reino Unido menos 0,9).
A direcção-geral de assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia sublinha que todos os indicadores de clima sectoriais, tanto na UE como na Zona Euro, permanecem acima das respectivas médias históricas.

01.04.2007

 

Data de introdução: 2007-05-01



















editorial

REGIME JURÍDICO DO MAIOR ACOMPANHADO-Conclusões

Seis anos transcorridos sobre o novo regime jurídico do maior acompanhado e a mudança de paradigma que com ele se ambicionava, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade promoveu um colóquio que decorreu no...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Emudeceu-se a voz mais sonante e credível da fraternidade
Embora consciente de que “o Solidariedade” é um jornal isento de qualquer ideologia, de influências político-partidárias ou de qualquer proselitismo religioso,...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O apagão mal comunicado
O veredito dos cidadãos espanhóis e portugueses quanto à comunicação dos seus governos sobre o apagão é claramente negativo. Em Espanha, quase 60% dos...