Está no terreno a 24.ª Colónia Balnear das Lameiras

Está a decorrer até ao próximo dia 27 de Julho, na Praia do Forno, em Vila do Conde, a 24.ª Colónia Balnear da Associação de Moradores das Lameiras (AML). As primeiras duas semanas destinam-se às crianças e jovens do Centro de Actividades dos Tempos Livres, do Centro de Estudos e Animação Juvenil e outras crianças e jovens que se inscreveram. As últimas duas semanas estão reservadas para as crianças da creche, jardim-de-infância e valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário a idosos. Participam nesta iniciativa cerca de 150 crianças, jovens e idosos. Diariamente, pelas 8,30 horas, junto ao Centro Social e Comunitário das Lameiras, na Avenida do Brasil, em Vila Nova de Famalicão, dois autocarros previamente alugados partem, com destino a Vila do Conde, regressando, depois pelas 18,30 horas. O almoço, confeccionado no Centro Social das Lameiras é servido numa escola de Vila do Conde, que gentilmente cedeu espaço para aquele fim. Ainda existem algumas vagas, que serão preenchidas com os primeiros interessados que se inscreverem, directamente nos serviços de secretaria da AML.

AML organiza Campo de Férias "Acreditar"

Tem início a 9 de Julho e prolonga-se até ao dia 27 o 2.º Campo de Férias, não residencial deste ano, organizado pela Associação de Moradores das Lameiras, com o apoio da Delegação Regional de Braga do Instituto Português da Juventude (IPJ), subordinado ao tema “Acreditar”. Tem por objectivos levar os adolescentes e jovens participantes acreditarem mais nas suas capacidades e naquilo que são capazes de desenvolverem nas comunidades onde estão inseridos. Acreditar na inteligência, no saber fazer e no pôr em prática acções inovadoras, que estimulem os seus conhecimentos, ajudem a interpretar novos conceitos de convívio e animação, passando pelo desporto não competitivo, o respeito pelos outros, o desenvolvimento de valores e o fomento da cidadania participativa, são algumas das acções previstas. Deste modo, procurar-se-á que os adolescentes e jovens completem e experimentem os valores da sua criatividade e o quanto cada um/a é capaz de «Acreditar» de que valeu a pena investir neste projecto durante as três semanas do programa. Os jovens e adolescentes procurarão ainda, descobrir novos percursos de aventura, preservar o meio ambiente, conviver em grupo, colaborar e interagir com os mais idosos e fomentar actividades intergeracionais. A promoção dos direitos humanos, valorizar o papel das crianças e os seus direitos nas iniciativas programadas, serão outras iniciativas a desenvolver.

As actividades serão alternadas entre o Centro Social das Lameiras, vários pontos de interesse das cidades de Vila Nova de Famalicão e Vila do Conde, como monumentos, parques, piscinas e praias respectivamente, interagindo com a Colónia Balnear da AML. «Acreditar» irá realizar este percurso com a participação de cerca de 125 crianças e jovens, sendo 25 deles apoiados pelo IPJ. Para além de animação desportiva, uma série de ateliers e oficinas temáticas, orientarão as actividades para o contacto directo com a natureza e a cultura destas duas cidades do Vale do Ave.

 

Data de introdução: 2007-07-07



















editorial

O TRIÂNGULO DA COOPERAÇÃO

A consciência social, aliada ao dever ético da solidariedade, representa uma instância suprema de cidadania, um compromisso inalienável para com os mais vulneráveis e em situação de marginalidade, exclusão e pobreza.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

A Política Melhor (II)
Na continuação dos assuntos abordados no meu texto anterior, reitero que vale a pena, aos dirigentes das IPSS, independentemente das suas convicções ideológicas ou...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A guerra na Ucrânia e as consequências para a Europa
A guerra na Ucrânia é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à União Europeia desde a sua fundação. É a primeira vez, desde a última grande...