IDOSOS VIVERAM A SUA FESTA

Centenas de idosos de Oliveira de Azeméis viveram com entusiasmo a Festa Sénior

Centenas de idosos de Oliveira de Azeméis viveram com entusiasmo a Festa Sénior que decorreu no jardim municipal.

A iniciativa foi marcada pelo encontro de gerações onde os mais idosos e as crianças conviveram lado a lado.

O evento foi organizado pela autarquia e pretendeu promover o estatuto do idoso chamando a atenção para a importância do seu bem estar social e emocional.

Segundo Gracinda Leal, vereadora da acção social, as transformações estruturais ocorridas ao longo dos anos colocam hoje a sociedade perante novos desafios, exigindo «as melhores soluções e as respostas mais adequadas à diversidade dos problemas».

«Mais do que um aumento do papel do Estado devemos estar sobretudo atentos às transformações das modalidades de intervenção», advertiu a vereadora nas palavras que proferiu na sessão de abertura.

«Caminhamos seguramente para uma sociedade diferente da que conhecemos até agora», afirmou Gracinda Leal, questionando «até que ponto a idade da velhice não está a ser afastada do limiar socialmente estabelecido e remetida para mais tarde».

A vereadora comparou as sociedades tradicionais com as modernas, fazendo o paralelo entre os elevados e baixos níveis de mortalidade e de natalidade e entre estruturas demográficas jovens e envelhecidas.

A autarca – que centrou o seu discurso nas temáticas do envelhecimento demográfico, da velhice e da solidariedade familiar - recordou o investimento que a autarquia tem feito no aumento do bem estar e qualidade de vida dos idosos através da promoção de iniciativas, da criação de novos serviços e de interacções sociais.

A Festa Sénior decorreu este ano sob as temáticas das crianças, do ambiente e da família. Em paralelo decorreram espectáculos e uma mostra de trabalhos elaborados pelos idosos das instituições particulares de solidariedade social presentes.

O evento ficou ainda marcado com a homenagem a 36 casais de idosos que completaram 50 anos de matrimónio. Depois da bênção especial na igreja matriz, os idosos foram homenageados no palco montado no jardim público.

 

Data de introdução: 2007-07-29



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...