CERCIFAF participou no concurso Nacional A minha Escola adopta um Museu

O CER - Centro de Educação e Reabilitação da CERCIFAF, participou no concurso Nacional A minha Escola adopta um Museu, promovido pelos Ministérios da Cultura e da Educação, através do IPM - Instituto Português de Museus e da DGIDC - Direcção Geral deInovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação. O Museu Alberto Sampaio, mais uma vez foi “adoptado” pela CERCIFAF, por razões que radicam não só na excelência do seu espólio e organização como ainda pela simpatia, atenção e carinho com que a Direcção e os técnicos deste Museu acolhem os alunos e técnicos da nossa Instituição nas múltiplas visitas que ao mesmo efectuam.

Este concurso teve como principal objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto com museus e consequentemente a sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.

O trabalho apresentado por um grupo de cinco alunos consistiu na execução de três réplicas relacionadas com o acervo “Fuga para o Egipto”, no domínio das artes visuais, o qual obteve o 1º lugar, a nível nacional, na categoria do 1º ciclo do ensino básico. Para acompanhar o trabalho foi elaborada uma memória descritiva na qual foram descritos os conteúdos curriculares tratados durante a realização do mesmo, bem como as fases mais significativas sobre a metodologia utilizada. O júri nacional de avaliação foi constituído por especialistas da DGIDE e do IPM e ainda por artistas plásticos entre os quais se encontrava a renomada pintora Graça Morais. A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com presença da Senhora Ministra da Cultura e do Senhor Secretário de Estado da Educação, teve lugar no Museu do Teatro, em Lisboa.

O prémio consistiu na oferta de um livre-trânsito a cada aluno e professores responsáveis, material didáctico e livros. O livre-trânsito tem a validade de dois anos, permitindo que os seus titulares e ainda familiares possam visitar gratuitamente os Museus nacionais. À CERCIFAF foi oferecida uma biblioteca.

 

Data de introdução: 2007-08-13



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...