CERCIFAF participou no concurso Nacional A minha Escola adopta um Museu

O CER - Centro de Educação e Reabilitação da CERCIFAF, participou no concurso Nacional A minha Escola adopta um Museu, promovido pelos Ministérios da Cultura e da Educação, através do IPM - Instituto Português de Museus e da DGIDC - Direcção Geral deInovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação. O Museu Alberto Sampaio, mais uma vez foi “adoptado” pela CERCIFAF, por razões que radicam não só na excelência do seu espólio e organização como ainda pela simpatia, atenção e carinho com que a Direcção e os técnicos deste Museu acolhem os alunos e técnicos da nossa Instituição nas múltiplas visitas que ao mesmo efectuam.

Este concurso teve como principal objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto com museus e consequentemente a sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural.

O trabalho apresentado por um grupo de cinco alunos consistiu na execução de três réplicas relacionadas com o acervo “Fuga para o Egipto”, no domínio das artes visuais, o qual obteve o 1º lugar, a nível nacional, na categoria do 1º ciclo do ensino básico. Para acompanhar o trabalho foi elaborada uma memória descritiva na qual foram descritos os conteúdos curriculares tratados durante a realização do mesmo, bem como as fases mais significativas sobre a metodologia utilizada. O júri nacional de avaliação foi constituído por especialistas da DGIDE e do IPM e ainda por artistas plásticos entre os quais se encontrava a renomada pintora Graça Morais. A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com presença da Senhora Ministra da Cultura e do Senhor Secretário de Estado da Educação, teve lugar no Museu do Teatro, em Lisboa.

O prémio consistiu na oferta de um livre-trânsito a cada aluno e professores responsáveis, material didáctico e livros. O livre-trânsito tem a validade de dois anos, permitindo que os seus titulares e ainda familiares possam visitar gratuitamente os Museus nacionais. À CERCIFAF foi oferecida uma biblioteca.

 

Data de introdução: 2007-08-13



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.