INICIATIVA DA UDIPSS-PORTO

Exposolidariedade a 25, 26 e 27 de Outubro em Paços de Ferreira

A União Distrital da Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-Porto) é a promotora de um evento de grande dimensão e impacto no âmbito do Terceiro Sector – a Exposolidariedade – que decorrerá durante os dias 25, 26 e 27 de Outubro, no Parque de Exposições de Paços de Ferreira.

As Instituições da famigerada Economia Social ou Terceiro Sector irão juntar-se massivamente num evento de grande dimensão, a EXPOSOLIDARIEDADE. Esta é uma iniciativa conjunta entre a União Distrital da Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-Porto) e a Mediaplus.

Este acontecimento pretende constituir-se como um evento de divulgação da extraordinária acção e trabalho desenvolvidos por este tipo de organizações, sobretudo que tiverem acção na Região Norte de Portugal, aumentando a sua visibilidade junto da Sociedade civil, da comunidade científica e dos outros dois sectores (o Estado e o Sector Privado Lucrativo) e, simultaneamente, como uma ocasião de partilha e intercâmbio de experiências e “Boas Práticas” entre as diversas instituições do Terceiro Sector.

Inúmeras personalidades de renome no âmbito da actualidade política e social irão participar e dar o seu contributo, único, para o sucesso do evento. Mas só com a participação e união massiva de todas as instituições de solidariedade social, é possível o seguimento daquela que é a principal meta dos diversos actores sociais: promover a qualidade de vida de todos os cidadãos, garantindo o acesso a serviços de qualidade que, de outra forma, não seria possível.

Dimensões abrangidas pelo Evento:

 Área de Exposição dos trabalhos, experiências e práticas sociais desenvolvidos pelas instituições participantes, e característicos da acção solidária desenvolvida. É possível, neste espaço, a venda de produtos característicos e produzidos nas instituições e a apresentação dos serviços prestados aos seus utentes;

 Área de Debate/Apresentação Temáticos sobre uma panóplia de questões de interesse para a actualidade social e que acompanham a história e actividade social desenvolvida pelas instituições do terceiro sector. Este espaço será conduzido por diversas personalidades com destaque na área política e social, e pelos elementos integradores das diversas instituições presentes;

 Área de Animação concretizada através de um espaço privilegiado que traduzirá as várias competências e iniciativas culturais deste tipo de organizações, a partir dos seus grupos de animação. Para além destes, estarão presentes outros grupos, do conhecimento geral do público visitante.

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS-PORTO) serve e defende os interesses das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s). Este tipo de organizações prossegue fins de Acção Social e têm como metas comuns combater os fenómenos de exclusão social e a melhoria da qualidade de vida da sua população-alvo, essencialmente carenciada.

A UDIPSS-PORTO é a expressão organizada da cooperação entre estas instituições, sedeadas no Distrito do Porto, visando proteger o quadro de valores éticos e filosóficos que lhes é comum e dotando-as de modelos capazes de sustentar o seu desenvolvimento e a sua progressiva qualificação, através de apoio técnico, administrativo, contabilístico, de formação e de promoção e defesa dos seus interesses, e das populações a quem servem, junto da administração central, local e regional.

Noção de Economia Social ou Terceiro Sector: A definição para este sector não é consensual, mas pode ser resumida à sua destrinça relativamente ao Estado e ao Sector Privado Lucrativo enquanto um conjunto de organizações privadas sem fins lucrativos cujo escopo é garantir o acesso a determinados bens ou serviços e a integração de pessoas em situação de exclusão segundo princípios de organização próprios.



Contactos:

Carlos Azevedo: cazevedo@udipss-porto.org – Telemóvel: 918684000
Joana Iglésias: Joanaiglesias@gmail.com

União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-PORTO) - Rua do Carvalhido, 187 - 4250-192 Porto – Tlf. 228317497

 

Data de introdução: 2007-10-24



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...