A alteração das regras para a atribuição do subsídio de desemprego provocou um forte aumento das recusas de concessão desta prestação social, noticia esta quarta-feira o Diário Económico.
Nos primeiros nove meses deste ano, a Segurança Social indeferiu 22.764 pedidos de subsídio de desemprego, mais do que o quíntuplo do que as 4.218 recusas registadas em igual período de 2006, refere o jornal citando dados do Instituto de Informática da Segurança Social (IISS).
As novas regras, que entraram em vigor este ano, visavam evitar abusos no subsídio de desemprego, apertando o controlo aos beneficiários.
Em relação ao subsídio social de desemprego, as recusas também mais do que quintuplicaram, passando de 4.879 indeferimentos para mais de 25 mil.
O jornal refere ainda que o número de pedidos de subsídio de desemprego aceites entre Janeiro e Setembro deste ano foi de aproximadamente 103 mil, menos mil do que no período homólogo, apesar da subida do desemprego no país.
No que concerne aos pedidos do subsídio social de desemprego, contudo, o número de pedidos aceites quase duplicou, aumentando de 16 mil para 30 mil.
Data de introdução: 2007-10-24