SEGURANÇA SOCIAL

105 lares encerrados no ano passado por falta de condições

Mais de uma centena de lares de idosos foram encerrados no ano passado por deficiências graves que colocavam em causa os direitos dos utentes ou a sua qualidade de vida, segundo dados da Segurança Social. O encerramento de 105 lares de um total de 1.562 ocorreu, na sua maioria, por intervenção do Instituto da Segurança Social (ISS). Alguns encerramentos de lares de idosos foram feitos voluntariamente pela entidade proprietária, após comunicação do ISS para cessarem a actividade.

Segundo a lei, as principais causas de encerramento de um estabelecimento relacionam-se com a verificação de deficiências graves que ponham em causa os direitos dos utentes ou a sua qualidade de vida, nomeadamente se apresentarem condições precárias relacionadas com a instalação, segurança, funcionamento, salubridade, higiene e conforto.

 

Data de introdução: 2008-04-30



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.