SEGURANÇA SOCIAL

105 lares encerrados no ano passado por falta de condições

Mais de uma centena de lares de idosos foram encerrados no ano passado por deficiências graves que colocavam em causa os direitos dos utentes ou a sua qualidade de vida, segundo dados da Segurança Social. O encerramento de 105 lares de um total de 1.562 ocorreu, na sua maioria, por intervenção do Instituto da Segurança Social (ISS). Alguns encerramentos de lares de idosos foram feitos voluntariamente pela entidade proprietária, após comunicação do ISS para cessarem a actividade.

Segundo a lei, as principais causas de encerramento de um estabelecimento relacionam-se com a verificação de deficiências graves que ponham em causa os direitos dos utentes ou a sua qualidade de vida, nomeadamente se apresentarem condições precárias relacionadas com a instalação, segurança, funcionamento, salubridade, higiene e conforto.

 

Data de introdução: 2008-04-30



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A greve geral que o governo pediu
Portugal vive a 11 de dezembro mais uma greve geral, uma dúzia de anos depois da última e num contexto económico e social que se diria não justificar tão forte ato de...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Voluntariado de proximidade: missão das IPSS na era digital
A propósito do Dia Internacional dos Voluntários, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorreu no passado dia 5, permitam-me que volte a este...