MUSEU DO PÃO EM SEIA

Uma exposição também para os invisuais

No Museu do Pão, em Seia, até Abril de 2005, os invisuais podem "ver", através do tacto, a exposição de bustos de todos os reis portugueses esculpidos em massa de pão.

 

As obras estão expostas em vitrinas sem vidro de protecção, permitindo aos visitantes invisuais tocá-las e apreciá-las de acordo com a sua condição.

 

António Quaresma, director da instituição afirmou que "é importante que eles possam ver, na sua dimensão, as obras realizadas pela oficina de arte do museu, distinguir a diferença entre as figuras, naturalmente sempre acompanhados da explicação de um guia sobre a figura representada".

 

Trata-se da primeira exposição que o Museu Nacional do Pão realiza com este fim.

A mostra, intitulada "O Caminho dos Reis de Portugal", reúne 34 trabalhos evocativos dos monarcas que governaram Portugal ao longo de nove séculos.

 

É uma "homenagem àqueles cujo caminho foi também o nosso caminho como povo, pelo que relembrá-los é, também, relembrar a nossa História, o nosso património", assinalou António Quaresma.

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

ELEIÇÕES

Com as eleições legislativas, autárquicas e presidenciais à porta, nunca é demais lembrar a importância do ato eleitoral, até porque a abstenção tem vindo a aumentar em Portugal como temos assistido nas várias...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

O voluntariado reforça a solidariedade das IPSS
A identidade das IPSS é a solidariedade. Nem todos poderão ter a mesma ideia sobre este valor humano nem a prática da mesma é igual. Até agora, não encontrei um...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A minha migalha de consignação de IRS é para quê?
Este ano podemos consignar um por cento do nosso IRS a uma entidade de natureza social, ambiental, cultural ou religiosa, o dobro do que podíamos fazer anteriormente. Não é uma quantia...